Respostas

A melhor resposta!
2014-03-27T16:02:19-03:00
O segredo para resolver este tipo de exercicio que da frações como valores, é pegar ao todo, 5,4 e 3 são partes deste todo. 5+4+3 = 12.

Regra de 3 agora....

12 ------------ 60cm
5---------------- x

x = 25        Este é o valor da sua hipotenusa.

Novamente regra de 3.

12---------------60
4 ---------------- x

x=20   Valor do cateto maior... e repetindo para o 3 voce achara o valor de 15.

Note que esta correto, porque o perimetro vale 60 e seus lados são a prova disto 25,20 e 15.

Agora voce tem os valores para o seu triangulo retangulo.

Para encontrar a área usa A=B.H/2

A=15.20/2
A=150cm²
2 5 2
2014-03-27T17:05:18-03:00
Eu me lembro dessa questão. Você esqueceu de mencionar um dado  "a hipotenusa é 5/3 do tamanho do cateto menor"

O enunciado só não forneceu a medida do cateto menor mas disse que a soma de todos os lados do triângulo equivale á 60 cm em linguagem algébrica.

 \frac{5x}{3} + \frac{4x}{3} + \frac{x}{1} =60\\
\\ \frac{3x+4x+x}{3} =60\\
\\12x=180\\x=15~cm

Para o cálculo da área são necessários  as medidas dos catetos. Já temos a medida de um cateto que vale 15 cm e foi dito que o cateto maior é igual a 4/3 do menor

 \boxed{\frac{4.15}{3.1} ~\to~20~cm}}

Agora é só aplicar na fórmula:

A= \frac{b.h}{2}

A= \frac{20.15}{2}

\boxed{A=150~cm^2}

http://brainly.com.br/tarefa/161986


1 4 1