Respostas

A melhor resposta!
2013-05-25T12:29:53-03:00

Olá Juninho2014.

 

Para responder a esta questão, vamos usar a seguinte fórmula do termo geral de uma Progressão Geométrica:

an=a_{1}\cdot q^{n-1}

 

Retirando os dados:

an = este é o termo procurado, ao qual considera-se como a_{10}

n = número de termos é 10 (décimo termo)

q = quociente. Encontra-se dividindo dois termos de uma PG, o próximo dividido pelo anterior. (64,32,16...) \frac{32}{64}= \frac{1}{2} = 0,5 Nosso q = 0,5.

a1 = 64

 

Resolvendo:

an = a_{1} \cdot q ^{n-1}

an = 64 \cdot 0,5 ^{10-1}

an = 64 \cdot 0,5^{9}

an = 64 \cdot \frac{1}{2}^{9}

an = 64 \cdot \frac{1}{512}

an = \frac{64}{1} \cdot \frac{1}{512}

an = \frac{64}{512}

Simplificando (divisão por 2):

an = \frac{32}{256}

an = \frac{16}{128}

an = \frac{8}{64}

an = \frac{4}{32}

an = \frac{2}{16}

an = \frac{1}{8}

2 5 2
2013-05-25T19:09:57-03:00

ainda não entendi, vc pode me ajudar o que faço com 0 64x

elevado a 9