Conteúdo: Cinética e Termoquímica.Em tarefas cotidianas em nossa casa, a Físico-Química estará presente para explicar a maioria dos fenômenos. Assim se dá, por exemplo, com o simples ato de se fazer um pão caseiro. Sabemos que o processo fermentativo envolve o uso de leveduras que, em contato com a sacarose da massa, promovem o "crescimento" do pão. Uma equação simplificada que explica o processo fermentativo no pão é:



É comum que coloquemos a massa do pão em um lugar mais aquecido, por vezes cobrindo com um pano, para que a massa cresça. Por vezes, os padeiros colocam uma bolinha da massa mergulhada em um copo com água ao lado desta massa coberta, pois, assim que a massa no copo subir o mesmo indicará que o crescimento da massa já foi suficiente. Com base em seus conhecimentos sobre cinética químicas, esses dois procedimentos podem ser interpretados corretamente da seguinte forma:

(A) Não existe embasamento científico neste procedimento executado pelos padeiros.

(B) na massa coberta, o aquecimento aumenta a velocidade de reação dos componentes, e a bolinha sobe porque a expansão pelo CO2 (g) produzido na fermentação abaixa a sua densidade (massa mais "leve").

(C) na massa coberta, o aquecimento diminui a velocidade de reação dos componentes, e gerando menos CO2 (g) a bolinha fica mais leve, podendo flutuar.

(D) cobrindo-se a massa, evita-se que ela estrague por oxidação com o ar, e a bolinha sobe porque expele CO2 (g) continuamente na forma de micro-bolhas, ganhando empuxo contrário extra.

(E) cobrindo-se a massa, impede-se ação indesejável da luz, que poderia oxidar os componentes, e a bolinha sobe porque sua temperatura iguala a da água.

1

Respostas

2014-03-27T17:03:36-03:00
Resposta certa: Letra B

Comentários;
A) Falsa, pois apesar de muitas vezes o saber popular não ser traduzido em saber cientifico por quem o faz uso, existe sim embasamento científico. Neste caso na produção do pão caseiro.

B) Verdadeira, a própria alternativa traduz perfeitamente o embasamento científico relatado no enunciado. 

C) Falso, pois o da temperatura acelera a agitação das moléculas e assim ocasiona o aumento das colisões efetivas, que por sua vez acelera a velocidade da reação.

D) Falso, Pois a maior parte do CO₂ produzido na reação fica "preso" entre a massa do pão. O que justifica o crescimento significativo da massa. 

E) Falso, pois a bolinha sobe pela mudança da densidade citada na alternativa B, e não tem relação com a temperatura.

1 5 1