Regra de tres simples direta

4) 14 litros de tinta podemos pintar uma parede de 35 m2. quantos litros sao necessarios para pintar uma parede de 15m2?

5 uma roda da 60 voltas em 10 ninutos. quantas voltas dara em 15 minutos??

regra de tres simples inversa

6) com 8 eletricista podemos fazer a instalaçao de uma casa em 5 dias. quantow dias levarao 10 eletricista com o mesmo trabalho??

7) quatro marceneiros fazem um armario em 18 dias. em quantos dias 9 marceneiros fariam o mesmo armario??

2
preciso do calculo

Respostas

2014-03-28T14:06:59-03:00
4) 14 - 35
X - 15
35x = 15. 14
35x = 210
X= 6

5) 60 - 10
X -15
X= 900/10
X= 90

6) 8 - x
10 - 5
10x = 40
X= 4

7) 4-x
9 - 18
9X= 18. 4
X= 8
A melhor resposta!
2014-03-28T14:09:16-03:00
O calculo é: 4) 14 sobre x é igual a 35 sobre 15. multiplicando os valores fica
14 vezes 15 = 35x.   que dá 35x = 210
x é igual a 210 dividido por 35. ou seja, x = 6 (6 litros de tinta).

nas outras é o mesmo raciocinio:
5) 60 sobre x = 10 sobre 15
multiplicando: 10x= 60 vezes 15
x=900 dividido por 10
x=90 (a roda dara 90 voltas)
1 5 1
no caso da inversa:
6) vai ser 8 sobre 10 = 5 sobre x . como é inversa, vc tem que inverter um dos valores para igualar as fraçoes: entao vai ficar 8 sobre 10 = x sobre cinco, multiplicando: 8 vezes 5 = 10x . x = 40 dividido por 10. x=4
valeu me ajudou ob
me ajuda na outra pf
postei