Respostas

A melhor resposta!
2014-03-28T21:30:57-03:00
Bem, como são paralelas, temos que m1=m2. Então vamos achar o m1 da equação dada primeiro, deixando ela na forma reduzida (isolando o Y), fica assim:
5x-2y+1=0
-2y=-5x-1.(-1)
y=5x+1/2
Então o m1= 5/2.
Para calcular a equação da reta do ponto P, é só substituir na fórmula, usando o m1 (já que em // m1=m2):
y-y1=m.(x-x1)
y+3=5/2.(x-2)
y+3=5x/2-10/2
m.m.c
2y+6=5x-10
2y=5x-10-6
y=5x-16/2
y=5x/2-8 (forna reduzida)
Na forma geral:
5x-2y-16=0.
Espero ter ajudado!
1 5 1
2014-03-28T21:37:00-03:00
5x-2y+1=0
y=(5x+1)/2
y=5x/2+1/2

a=5/2 ou seja "m" como coeficiente angular da reta paralela 


y-yp=m(x-Xp)
y+3=(5/2)(x-2)
y=5x/2-8