(Uerj) Considere o cruzamento de um bode sem chifres com três cabras. Em cada cruzamento, foi gerado apenas um filhote. Observe os dados:

Cabra 1: Presença de chifre na cabra e no filhote não
Cabra 2: Presença de chifre na cabra e no filhote
Cabra 3: Sem chifres e filhote com chifres.
Admita que a ausência de chifres em caprinos seja uma característica monogênica dominante.
Utilizando as letras A e a para representar os genes envolvidos, determine os genótipos do bode e das três cabras.

2

Respostas

2014-03-29T08:14:37-03:00
Como a ausência de chifres é uma característica dominante, indivíduos com esse fenótipo devem possuir pelo menos um alelo A. Pode-se, então, afirmar que as cabras 1 e 2, com chifres, têm genótipo aa. Como o cruzamento entre o bode sem chifres e a cabra 3, também sem chifres, originou um cabrito com chifres, deduz-se que o bode e a cabra 3 são heterozigotos para essa característica, possuindo genótipo Aa.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-29T09:11:03-03:00
                   CRUZAMENTOS                                  PROLE


BODE  Aa    x    aa    CABRA 1       ---------->Aa  FILHOTE SEM CHIFRES
                         aa    CABRA 2       ---------->aa   FILHOTE COM CHIFRES
                         Aa   CABRA 3        ---------->aa   FILHOTE COM CHIFRES.
2 5 2