Respostas

2014-03-29T15:09:48-03:00
Eram situações precárias! Eles andavam até com um lema que reforçava que não tinha pão para a população,passando por crises políticas sem contar que estavam sendo países retrógrados por que ainda viviam em condições agrárias.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-29T15:13:30-03:00
A Russia apos assinar um tratado de paz com a Alemanha para sair da 1 Guerra Mundial ficou com muitos problemas internos como a morte de 5,5 milhoes de soldados russos e nesse periodo o pais sofria com as muitas manifestacoes populares que contaram com a participacao de operarios e camponeses, as vesperas da revolucao, a Russia era governada pelo czar, monarca absoluto que detinha o apoio da igreja e dos nobres, neste momento quem era contra o poder eram os camponeses que viviam da agricultura no campo mas eram maioria, na segunda metade do seculo XIX com ajuda de capitais estrangeiros, a Russia se industrializou surgindo um grande contingente de operarios mas que eram submetidos a condicoes extremas de exploracao, tal situacao contribuiu para criar uma relacao de conflito entre o operariado e a monarquia.czarista e para que as ideias marxistas e anarquistas se difundissem em meio urbano. A difusao do pensamento marxista no Imperio Russo possibilitou a formacao de diversos grupos e organizacoes de esquerda e a criacao do primeiro partido politico de carater marxista do pais em 1898 surgiu o Partido Operario Social-Democrata Russo, e as discussoes sobre a natureza da luta(revolucao) contra o czarismo criaram dois grupos internos os mencheviques(minoria) e bolcheviques(maioria), os mencheviques defendiam a tese de que a luta deveria passar por uma etapa democratico-burguesa, ou seja a burguesia deveria tomar o poder e instaurar uma republica que promovesse reformas economicas e sociais visando o desenvolvimento do capitalismo, a transicao para o socialismo seria de forma gradual e os bolcheviques liderados por Lenin defendiam a necessidade de uma revolucao proletaria conduzida por uma organizacao clandestina, de revolucionarios profissionais, centralizada e submetida a rigorosa disciplina.. Esse era o cenario social e politico russo pre-revolucao, antes do domingo sangrento que foi o ensaio geral para a revolucao
1 5 1