Respostas

2014-03-29T15:04:40-03:00
É como o acento agudo, mas apontado para a esquerda. é utilizado na letra A, com o sentido de "para a". exemplo: "vou à feira", é a mesma coisa de "vou para a feira".
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-29T15:21:23-03:00
Na gramática moderna, chamamos crase à fusão de dois as (a+a), que é um processo muito comum no português atual.

Regras:
1º _ A crase é a fusão do artigo definido feminino a (s) com a preposição a e, para que ela ocorra são necessárias duas condições:

1- que o termo regente peça a preposição a.
2- que o termoregido aceite o artigo a.

                                           Dentro desta regra, temos alguns casos especiais:
a) a palavra casa, com sentido de "lar" não admite artigo; portanto, não há crase:

Voltei a casa.

                                           preposição
Obs.:caso a palavra   casa   venha acompanhada de um termo modificador, ou for um estabelecimento comercial, haverá crase:

Fomos todo à casa de Jorge.
                      termo modificador

Dirigiu-se à casa Aurora para comprar o presente.

b) quando a palavra terra (chão firme) estiver em oposição a mar, não aceitará artigo, não ocorrendo, portanto, a crase?

Voltamos a terra depois de navegar dois dias.
preposição

O marinheiro voltou a terra.

                      preposição

Obs.: Caso a palavra terra venha determinada, ocorrerá a crase:

Fomos à terra das cerejeiras.
Cheguei à terra dos cafezais.

c) Os nomes de cidades e estados femininos podem ou não admitir artigo.
Para sabermos se haverá crase antes delas, temos de observar os seguintes pontos:

1 _ Se o termo regente pede a preposição a.
2 _ Se a cidade admite artigo; para isso construímos uma frase onde a cidade seja o sujeito; se o artigo anteposto a ela soar bem, ela admitirá o artigo e, conseqüentemente, a crase; caso contrário, não.
3 _ Se a cidade vier acompanhada por um termo modificador, aceitará o artigo e a crase.

Vejamos estes três pontos de forma prática:

I - Eu vou a Roma.
II - Eu conheço a Bahia.
III - Eu vou à Bahia.


























1 5 1