Complete as reações de neutralização abaixo e escreva o nome das substâncias, reagentes e produtos

(ESSE "H2O>" , QUER DIZER DISSOLVIDO EM H20)

ÁGUA + SAL
a) 1NAOH + HN03 H2O > ----------------------+---------------

b)
1Ca(OH)2 + 2HNO2 H2O> -------------------+-----------------

c) 3Li OH + H3OBO3 H20> ---------------------+-----------------

d)
2KOH + 1H2S H20> ---------------------+-----------------

e) 3H2SO4 + 1H3PO4 H2O> ---------------------+-----------------

f)3NH4OH + 1H3PO4 H2O> ---------------------+-----------------

alguém pode me ajudar?, por favor???

2

Respostas

2014-03-29T19:58:18-03:00
A) hidróxido de sódio e acido nítrico forma nitrato de sódio e agua
       NAOH + HNO3  -----------> 
     H2O  +    NaNO3
b)Hidróxido de cálcio e ácido nitroso forma nitrito de cálcio e água
      Ca(OH)2 + 2 HNO2  ---------> 2 H2O   +   CaNO2
c) hidróxido de litio e ácido bórico forma borato de lítio e água
  3   Li OH  +    H3BO3  ----------> 
 3 H20 +   Li3BO3
 d) hiróxido de potássio e acido silfidrico forma sulfeto de potássio e água
      2 KOH  +   H2S      ---------->   2 H20   +  K2S
e)
1 5 1
A melhor resposta!
2014-03-30T13:50:59-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Ácido ....ico ----> sal ....ato
ácido ....oso ---> sal ....ito
ácido ...ídrico ---> sal ....eto
___________________________

Vou explicar a primeira reação

NaOH + HNO₃

Essa reação é uma reação de dupla troca: A parte positiva de um se liga à parte negativa de outro

Dissociação do hidróxido de sódio: NaOH ---> Na⁺ + OH⁻
Ionização do ácido nítrico: HNO₃ ---> H⁺ + NO₃⁻

Logo, o Na⁺ se ligará ao NO₃⁻ e o H⁺ se ligará ao OH⁻, formando água.

NaOH + HNO₃ ---> NaNO₃ + HOH

Que é melhor escrita como:

NaOH + HNO₃ ---> NaNO₃ + H₂O

Essa reação já está balanceada
___________________________

Agora, a nomenclatura dos compostos:

NaOH é uma base. A nomenclatura de bases é "hidróxido de ____": Hidróxido de sódio

HNO₃ é um ácido oxigenado. O NOX do nitrogênio enxofre nesse composto é o maior possível para o elemento, +5 (número da família). Quando isso acontece, a nomenclatura é "ácido ....ico": Ácido nítrico

NaNO₃ é um sal. A nomenclatura de sais é "(nome do radical) de _____". O radical nesse composto é o NO₃⁻, que veio do HNO₃. Como o NO₃⁻ veio do ácido nítrICO, a nomenclatura dele é nitrATO

Logo, a nomenclatura do NaNO₃ é nitrato de sódio
2 5 2
Eu não posso começar fazendo o balanceamento da equação né?, tenho que primeiro descobrir as cargas de cada elemento, você sabe como descobrir a carga de cada elemento?, afinal acho que é isso que estou mais confusa...
Sei sim, mas nesse caso de ácidos e bases é mais fácil. Um ácido sempre libera H+ no meio aquoso, já uma base, sempre libera OH-
Como, antes, a soma dos NOX dos elementos nos compostos era zero, para que a equação fique balanceada, o Na deve ter carga +1, para "neutralizar" com OH-, e o NO3 deve ter carga -1, para "neutralizar" o H+
Dê uma olhada em número de oxidação, é um assunto crucial e muito importante em química inorgânica
Comentário foi eliminado