No processo de amadurecimento de frutas, uma determinada substância é liberada, que também é responsável pela aceleração do processo, é um gás cujas moléculas são constituídas apenas por átomos de hidrogênio e de carbono, numa proporção de 2:1. Além disso, essa substância é a primeira de uma série homóloga de compostos orgânicos.

a) Em face das informações acima, é possível explicar o hábito que algumas pessoas tem de embrulhar frutas ainda verdes para que amadureçam mais depressa? Por quê?

b) Qual a fórmula molecular e o nome do gás que desempenha esse importante papel no amadurecimento das frutas?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-29T21:07:19-03:00
A) Porque as frutas liberam um certo gás, o ETILENO, esse gás ajuda no amadurecimento dessas frutas. As frutas amadurecem mais rápido, quando embrulhadas, porque o gás fica com uma concentração maior naquele espaço(bolsa - fruta), o gás não é liberado no espaço, por isso sua concentração é maior.

B) C2H4 - ETILENO
1 5 1
2014-03-29T22:28:40-03:00
Para ter uma proporção 2:1  sendo que o carbono faz 4 ligações   só pode se um alceno
CnH2n    o primeiro será o etileno C2H4

o fato de embrulhar abafa a fruta e isola do ar logo pode ter aumento da concentração do etileno e também conservam a temperatura o que faz com que as reações sejam aceleradas...