Respostas

A melhor resposta!
2014-03-30T13:47:02-03:00
Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.Recusar-se a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) é crime: todas as instituições devem oferecer atendimento especializado, chamado de Educação Especial. No entanto, o termo não deve ser confundido com escolarização especial, que atende os portadores de deficiência em uma sala de aula ou escola separada, apenas formadas de crianças com NEE. Isso também é ilegal.O artigo 208 da Constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).A legislação também obriga as escolas a terem professores de ensino regular preparados para ajudar alunos com necessidades especiais a se integrarem nas classes comuns. Ou seja, uma criança portadora de deficiência não deve ter de procurar uma escola especializada. Ela tem direito a cursar instituições comuns, e é dever dos professores elaborar e aplicar atividades que levem em conta as necessidades específicas dela.No caso da alfabetização para cegos, por exemplo, o aluno tem direito a usar materiais adaptados ao letramento especial, como livros didáticos transcritos em braille para escrever durante as aulas. De acordo com o decreto 6.571, de 17 de setembro de 2008, o Estado deve oferecer apoio técnico e financeiro para que o atendimento especializado esteja presente em toda a rede pública de ensino. Mas o gestor da escola e as Secretarias de Educação e administração é que precisam requerer os recursos para isso.Às vezes o atendimento escolar especial (AEE) deve ser feito com um profissional auxiliar, em caso de paralisia cerebral, por exemplo. Esse profissional auxilia na execução das atividades, na alimentação e na higiene pessoal. O professor e o responsável pelo AEE devem coordenar o trabalho e planejar as atividades. O auxiliar não foge do tema da aula, que é comum a todos os alunos, mas o adapta da melhor forma possível para que o aluno consiga acompanhar o resto da classe.Mas a preparação da escola não deve ser apenas dentro da sala de aula: alunos com deficiência física necessitam de espaços modificados, como rampas, elevadores (se necessário), corrimões e banheiros adaptados. Engrossadores de lápis, apoio para braços, tesouras especiais e quadros magnéticos são algumas tecnologias assistivas que podem ajudar o desempenho das crianças e jovens com dificuldades motoras.
1 5 1
2014-03-30T15:24:40-03:00

Inclusão na educação

O termo inclusão , já tras implicito a ideia de exclusão,pois só é possivel incluir alguem que já foi excluido.

   Para tratar da inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo á educação ,alem de atualizar nossas concepçõese resignificar o processo de construção  da educação ,que se sentra  mais no aprendiz levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e resultado qualitativos favorecendo uma pequena parcela dos alunos .

  A idéia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filósofia  que reconhece e valoriza  a diversidade com caracteristicas inerentes á instituição  de qualquer sociedade.Parttindo desse principio , e tendo como horizonte  o cenário étco dos direitos humanos , sinaliza as necessidades de se garantir  o acesso e a participação  de todos , independente  das peculiaridades de cada individuo.Oparadigma da inclusão vem ao longo dos anos buscando a não exclusão escolar e propondo acões que garantam o acesso , e a permanencia do aluno com deficiencia .

Opapel do professor , é muito importante  na inclusão, alem do mais a escola está estruturada para trabalhar com o homogênio e nunca com a diversidade.