Considerando 3 átomos X,Y e Z sabendo que os átomos Y e Z são isóbaros,os átomos X e Y são isotimos,e X e Z são isotopos,ainda que o átomo X tem 17 nêutrons de massa 36,e que o átomo Z tem 17 nêutrons,o numero de elétrons do átomo Y e?

2
Estou sem o conteúdo, que pena! :))

Respostas

2014-03-30T12:20:33-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Y e Z são isóbaros:

^{a}Y~~~~~^{a}Z

X e Y são isótonos (?):

X_{('b' neutrons)}~~~~~Y_{('b' neutrons)}

X e Z são isótopos:

_{c}X~~~~~_{c}Z
_____________________________

Número de nêutrons de X: 17
Massa de X: 36

^{36}X_{(17~neutrons)}

Logo, sabe-se que o número atômico de X é 36 - 17 = 19

^{36}_{19}X
________________________________________

Z tem 17 nêutrons e é isótopo de X. Então, Z tem número atômico 19 e 17 nêutrons

Sabe-se que a massa de Z é 19 + 17 = 36

^{36}_{19}Z
________________________________________

X e Y são isótonos, logo o número de nêutrons de Y é 17

Y e Z são isóbaros, então a massa de Y é 36

Sabendo o número de massa e o número de nêutrons, sabemos o número atômico, que é 36 - 17 = 19

^{36}_{19}Y

O número atômico corresponde ao número de elétrons, em um átomo.

O átomo Y tem 19 elétrons

P.S: Os átomos X, Y e Z são iguais.
1 3 1
A melhor resposta!
2014-03-30T12:26:23-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Considerando 3 átomos X,Y e Z sabendo que os átomos Y e Z são isóbaros,os átomos X e Y são (ISOTIMOS),e X e Z são isotopos,ainda que o átomo X tem 17 nêutrons de massa 36,e que o átomo Z tem 17 nêutrons,o numero de elétrons do átomo Y e?

acredito q haja erro de digitação, portanto considerei Isotonos o q esta em negrito

p=z=e
a=z+n

y e z tem mesma massa ( A )
x e y tem mesmo n° de Neutrons ( N )
x e z tem mesmo protons ( P )

x tem A = 36 e z tem N = 17
se A=z+n... ( logo, 36 = z+17, Z = 19 para X )
 conclui-se que
X                          Y                          Z
17 N                    17N                      17N
36 A                    36A                        36A
19 Z P E             19 P E Z                 19P E Z

resposta 19 elétrons

1 5 1