Respostas

2014-03-30T14:35:22-03:00
O meio técnico-científico e a inclusão no mundo digital
            As revoluções tecnocientífica e informacional se desenvolveram a partir da década de 70. Os extraordinários avanços nas técnicas de armazenamento e processamento de informações foram potencializados pelas redes digitais, cabos de fibra ótica e satélites de comunicações. Da mesma forma, devemos considerar o novo ciclo de inovações (cujos fundamentos repousam sobre a “revolução da informação”), os avanços da biotecnologia, a automatização e a robotização dos processos produtivos, a descoberta de novos materiais e de novas tecnologias de geração de energia.Podemos relacionar essas mudanças ao ciclo de inovações que envolveram outros campos, assentados sobre a aplicação da ciência às tecnologias de produção. É o que ocorre com a química fina (área de pesquisa e fabricação de novos medicamentos), com a biotecnologia e suas aplicações na medicina e na agricultura, com a robótica e com a automação industrial, que tem se intensificado. Também podemos relacionar tais processos com a difusão de mercadorias nascidas dessas tecnologias nas indústrias tradicionais, reinventando seus produtos e processos de produção. Ou com a disseminação da informática no setor financeiro, na indústria, nos sistemas de administração pública e privada, nos serviços de transportes, na saúde e na educação.Vivemos em um mundo no qual o ciberespaço (ou espaço virtual) está em toda parte. Praticamente todas as pessoas estão envolvidas, num certo grau, com o espaço virtual. Apesar do crescimento exponencial da internet, a distribuição de seus usuários ainda é muito desigual. Metade deles está concentrada em países da Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, como observamos no gráfico “Mundo: crescimento do uso de internet, 2000-2006”, na página 21 do caderno do aluno. No Brasil, o uso da internet é mais disseminado nos estados do centro-sul: Mato Grosso, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde apresentam o maior percentual de uso da internet (“Brasil: uso da internet, 2005”, na página 20 do caderno do aluno).Hoje, o ciberespaço transformou-se em um grande negócio. Os programas de busca fazem sucesso entre os internautas porque é difícil encontrar as informações e navegar pela internet, uma vez que existem milhões de páginas para serem visitadas pelos usuários. As diferenças entre os navegadores da internet e os navegadores dos mares são grandes. Por exemplo, Enquanto o navegador genovês Cristóvão Colombo era financiado pelos reis da Espanha, os criadores de programas de busca da internet são jovens estudantes de universidades norte-americanas.Este novo mundo virtual, o ciberespaço, é capaz de interligar diferentes pontos do planeta quase instantaneamente, e tem representado a intensidade dos fluxos de idéias e de informações que atravessam o planeta. A @ (arroba) ou www (world wide web, ou rede de alcance mundial, numa tradução livre para o português) são formas de representação do ciberespaço.
O significado das redes de informaçãoVamos retomar uma comparação do meio técnico do período industrial com as características do período atual, denominado de meio tecnocientífico informacional.O meio técnico do período industrial caracterizava-se pelo predomínio da indústria e da transferência de matéria por meio de redes de transportes como ferrovias e rodovias. O meio tecnocientífico informacional do período atual caracteriza-se pelo predomínio das finanças e da transferência de capitais e informações por meio de redes de comunicações de alta tecnologia. Enquanto as redes de comunicações do meio técnico industrial eram sistemas de rádio, telefonia e televisão analógicos, com transmissão separada de palavras, sons e imagens, as redes de comunicações nascidas com a informática, nos dias atuais, transferem “pacotes digitais” de informação que são interpretados como texto, som ou imagem.A tecnologia de compressão digital proporciona, hoje, o aumento assombroso da velocidade e da quantidade de informação transmitida, além da convergência de diferentes tipos de mídia. Em função de tais características, os países que detêm o desenvolvimento científico e tecnológico desse tipo de produto tornaram-se extremamente poderosos e apresentam vantagens comparativas que os tornam cada vez mais ricos aumentando o “abismo tecnológico” que separa os países e regiões prósperos dos países e regiões pobres.            Vamos analisar, criticamente, o surgimento desta nova dimensão de espaço, o virtual, ou o novo sentido da própria idéia de “navegação”.O vocabulário dos usuários da internet é repleto de imagens que fazem referência ao mar, como por exemplo, navegar pela rede mundial, navegador da internet, a ação dos piratas da internet, dentre outras. O sentido da metáfora é claro. Mais de 250 milhões de internautas do mundo inteiro buscam descobrir sites nunca antes visitados. 
10 4 10
A melhor resposta!
2014-03-30T14:43:39-03:00
EU te mandei em arquivo pra vc imprimir se presisar ok
4 5 4
n tenho empressora
Da pra vc estudar pelo pc mesmo sem impressora.
vc sao muito legais obrigado
=)