Respostas

2014-03-30T16:07:59-03:00
A palavra “energia” aparece frequentemente no vocabulário e nas nossas vidas, face às preocupações com o esgotamento dos recursos energéticos e com a crescente utilização de energias ditas “alternativas”para evitar a poluição do meio ambiente.

A energia é utilizada nas mais diversas actividades do homem, numa procura diária de melhor qualidade de vida. Mas o seu consumo implica pensar na preservação do ambiente para assegurar o futuro das gerações vindouras.

A sociedade actual utiliza a energia como se não existissem limites. Neste sentido, um dos maiores problemas ambientais que o planeta enfrenta são as alterações climáticas. Uma alternativa ao modelo actual consiste em promover o uso das energias renováveis e, obviamente, pressupõe que se abandonem hábitos de consumo incorrectos, privilegiando a eficiência energética e a utilização racional da energia.

Os nossos hábitos diários, no que se refere ao consumo da energia, reflectem-se directa ou indirectamente no meio que nos rodeia (esgotar os recursos; incrementar a produção de resíduos, etc.). É importante que tenhamos consciência deste facto e que urgentemente adquiramos hábitos mais amigos do ambiente.

A Energia é um recurso imprescindível para que possa existir vida no nosso planeta. Precisamos da energia para nos movermos, para comunicarmos, para assegurar a iluminação e o conforto térmico nas nossas casas.

As formas de energia existe na Natureza em diferentes formas e, para que possa ser utilizada, necessita de ser transformada. 

Eis algumas das formas de energia disponíveis:



As fontes de energia dividem-se em dois tipos:

• Fontes renováveis ou alternativas
• Fontes não renováveis ou fósseis
1 5 1