Respostas

2014-03-30T17:44:45-03:00
Bócio (papo) é causado pela falta de iodo na dieta alimenmtar, o que pode levar o aumento da glândula tireoide, Essa enfermidade pode ser evitada com a ingestão de peixes ou pelo sal iodado, sal comum de cozinha. Pode levar o deslocamento ou obstrução da traqueia e ou vasos sanguíneos.
Mas e as consequencias?
pode levar o deslocamento ou obstrução da traqueia e ou vasos sanguíneos.
as conseqüências resultantes do aumento ou diminuição da produção hormonal, dificuldade de engolir, e outros como a tosse irritativa, a dilatação das veias do pescoço, a alteração no tom de voz, rouquidão e dificuldades respiratórias.
Obrigada!!
A melhor resposta!
2014-03-30T17:52:45-03:00
O aumento anormal da glândula da tireóide chama-se de bócio. Esse aumento pode ser perceptível, quando envolve toda a glândula, e forma o bócio difuso (papo). Quando envolve parte da glândula, o bócio é nodular. O bócio nodular pode ainda ser uninodular (um nódulo apenas) ou multinodular (dois ou mais nódulos). O bócio é mais comum nas mulheres com idades de 20 a 40 anos. Nessas condições, a glândula da tireóide pode aumentar (hipertiróidismo) ou diminuir (hipotiróidismo) a produção hormonal. São várias as possíveis causas do aumento da tireóide: - Doenças familiares decorrentes de defeitos em uma ou várias das diversas etapas do processo da síntese dos hormônios. - Falta de iodo na alimentação.
- Tumores benignos ou malignos.
- Multiplicação de folículos da glândula.
Os sintomas do bócio podem ser estéticos (papo), as conseqüências resultantes do aumento ou diminuição da produção hormonal, dificuldade de engolir, e outros como a tosse irritativa, a dilatação das veias do pescoço, a alteração no tom de voz, rouquidão e dificuldades respiratórias. O diagnóstico é feito através do estudo do histórico clínico do paciente e do histórico familiar, da apalpação da região que apresenta o inchaço ou nódulos, e para a confirmação do diagnóstico, são feitas dosagens dos hormônios relacionados diretamente a tireóide (T3, T4 e TSH). Quando o quadro sugere a presença de tumores da tireóide, é feito um exame chamado punção aspirativa. Quando não há sinais de tumor, o bócio pode ser tratado com medicação que controle a falta ou o excesso dos hormônios da tireóide. Nos casos de tumores ou em casos que o bócio esta comprimindo estruturas do pescoço, a cirurgia é indicada. Após a cirurgia são feitas avaliações para saber se não há presença de resquícios do tumor ou se há a necessidade de reposição hormonal para evitas o hipertiróidismo ou o hipotiróidismo. Quando ainda existem sinais do tumor, o tratamento é feito com iodo radioativo. Atualmente, existe uma Lei que exige o acréscimo de iodo ao sal de cozinha, sobretudo em lugares onde a alimentação das pessoas é deficiente nesse elemento. São alimentos ricos em iodo: frutos do mar, sal marinho, legumes como agrião, cebola e rabanete, e em frutas como ananás e ameixas.


1 5 1