1 - Explique o que foi o imperialismo europeu.

2 - Cite eventos marcantes no final da Guerra Fria.

3 - Explique com suas palavras o que é terrorismo.

4 - A respeito do período entreguerras, responda.
a) Quais são as características do fascismo?
b) Aponte as principais características da doutrina nazista.
c) Explique a relação entre o nazifascismo e a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

2

Respostas

2014-03-30T21:45:16-03:00
Imperialismo Europeu foi quando a Europa ficou sob um clima tenso de rivalidade entre alguns países que mais tarde causaram a 1ª Guerra Mundial, tais como o ultranacionalismo alemão e o desejo italiano das regiões francesas da Lorena e Alsácia. Um país queria mais que o outro, a Alemanha queria mais colônias na África e Ásia, assim como a Inglaterra também queria, isso gerou uma certa desavença entre esses países.

Um dos eventos mais marcantes da Guerra Fria foi quando, certo dia, a URSS amanheceu com os alarmes gritando, dizendo que mísseis nucleares estavam sendo lançados em direção do país. Um oficial responsável pelos mísseis soviéticos entrou em choque quando seu superior deu ordens de lanças os mísseis contra os EUA num contra-ataque desesperado. Por ter entrado em choque, o oficial não conseguiu realizar a ordem e os alarmes sessaram. O míssil que antes estava indo em direção da URSS mudou seu curso, indo para o Polo Norte. Anos depois foi dito que o tal míssil era americano e estava sobrevoando os céus do Norte do Globo com o fim de fazer algumas fotos científicas do Polo Norte. Curiosidade: Todos os países da região foram avisados do lançamento do míssil, exceto a União Soviética. 
Tem uma história mais detalhada sobre esse fato, só coloquei no texto o que eu lembrava.

E terrorismo são atos covardes e insanos atuados por radicais políticos e militares oposicionistas à governos. Um atentado a bomba em local público ou militar é considerado um ato terrorista. Tome como exemplo a Al Qaeda, organização terrorista de Israel que sequestra, assassina, fuzila, bombardeia civis e militares.

4- a) O fascismo tinha como característica o nacionalismo, culto à um líder nacional, racismo contra outras raças, cores ou credos, investimento militar alto, admiração por um corpo físico forte e saudável, discursos de ódio e anticomunistas.

b) As principais características da doutrinação nazista são elas: 
O ódio a negros, gays, deficientes físicos, deficientes mentais e principalmente judeus;
Antijudaísmo;
Racismo extremo;
Discursos de ódio;
Achavam que a raça ariana (branco, loiro e de olhos azuis) eram a raça superior à qualquer outra na Terra;
Anticomunismo;
A população nazista cultuava seu líder com reverências da doutrina.

c) O nazifascismo achava que o povo alemão e italiano eram superiores, que deviam impor suas ditaduras socialistas e fascistas sob toda a Europa, reprimir os negros e judeus principalmente e ''limpar'' a população européia, expandindo seus ideais e filosofias políticas pelo mundo todo.
4 5 4
2014-03-30T22:04:58-03:00
1.Bom, começando pela palavra ''imperialismo''. imperialismo na verdade é uma politica de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.o imperialismo europeu foi na verdade um fato marcante ocorrido no seculo XIX que afetou a africa mais especificamente os territórios de ultramar , que na verdade é um pais conhecido atualmente pela sua pobreza  mais com muitos variados minérios d ouro a diamante. e foi exatamente o que atraiu os estados unidos na época.
2.Paralelamente à Guerra Fria, aconteceram muitos fatos marcantes da história. Entre eles, há a Guerra da Coreia, o único confronto militar direto do período da guerra entre os dois grandes blocos econômicos. A Queda do Muro de Berlim, a Corrida Espacial, o Fim da Guerra Fria e a Segunda Guerra Fria são outros acontecimentos importantes do período. 
3. Bem, com as minhas palavras, terrorismo é na verdade o ato de aterrorizar psico e fisicamente alguém, mais especificamente uma sociedade, cidade ou ate mesmo um pais apenas por seus próprios interesses ou simplesmente por prazer, um ótimo de terrorismo muito conhecido é o exemplo  das torres gêmeas demolidas em 11 de setembro de 2001, provocado pelo grupo terrorista al-Qaeda.
4.a) 
Sistema politico implantado por Benito Mussolini na Itália 
e que tinha por emblema o feixe (fascio) de varas dos antigos lictores romanos. 
O Fascismo apresentava as seguintes características: 
 Totalitarismo ( O Estado decide pelo indivíduo) 
 Nacionalismo ( opondo-se ao internacionalismo) 
 Idealismo (a Itália é a herdeira do Império Romano) 
 Militarismo (Invasão da Etiópia ). 
4.b) Ditadura formulada por Adolf Hitler que visava os seguintes conceitos:
que a raça ariana era a raça ''pura'', portanto os negros em sua maioria os judeus ou seus descendentes(filhos netos e bisnetos) eram  maltratados, torturados e executados de forma ''indignante''(nem sei se essa palavra existe mas foi a unica que consegui usar pra expressar a covardia de Hitler)
4.c) na verdade o nazifascismo foi um fenômeno politico ocorrido na Europa atraves das frustrações ocorridas na primeira guerra mundial.
3 4 3