O escorbuto e o beribéri foram avitaminoses muito frequentes entre os antigos navegadores. A dieta que eles tinhas nas longas viagens de navio era muito pobre, sem frutas ou verduras. O estudo dessas doenças, na época, contribuiu para se descobrir a importância de substâncias necessárias em pequenas quantidades para o ser humano e que precisam ser ingeridas na alimentação, pois seu corpo não as produz. Essas substâncias receberam o nome de vitaminas.Qual vitamina se relaciona ao Escorbuto e ao Beribéri??

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-03-30T22:23:31-03:00
Resposta:Vitamina C->(ácido ascórbico) evita o escorbuto.
Vitamina B1-> (tiamina) evita o beribéri.

Justificativa:
A vitamina C combate o escorbuto porque é cofator da enzima prolil-hidrolixase,que se relaciona à endurecimento do colágeno.
A vitamina B1 comabate o beriberi porque age na cadeia respiratória e previne a fraqueza muscular.
5 4 5
2014-03-30T22:26:27-03:00
Escorbuto: Vitamina C
Beribéri: B1
A falta desas vitaminas fazem com que apareçam esses problemas. 
3 3 3