Elaborar um texto que destaque a diversidade expressa nas diretrizes curriciulares nacionais gerais para a educaçao basica e no texto O mundo de Eduardo Galeno Pensem na diversidade das individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil.

1

Respostas

2013-05-27T18:57:05-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

É interessante analisarmos que na década de 30 Anísio Teixeira já preconizava a escola laica, por meio da reforma proposta pelo movimento Escola Nova. Porém ainda vemos que os requisios do cristianismos trazidos para a educação por meio dos jesuítas ainda encontram-se intrisicamente ligadas à escola.

Em um país com tanta diversidade cultural e pessoal não parece-me coerente uma pratica que não coadune com a escola laica, prevista não só no movimento Escola Nova mas também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu art. 33. quando fala do ensino religioso, afirmando que esse deve assegurar "o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo" (Brasil, 1996). 

Galeano (2002, p. 11) afirma que as pessoas são diferentes, como "fogueirinhas", e que cada um "brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores"

Desta forma cabe à escola respeitar a diversidade assim como valorizar a riquesa presente em cada cultura, em cada diferença, em cada "fogueirinhas".

Referências:

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762 /ldb_5ed.pdf>. Acesso em: 10/10/2012.

GALEANO, E. O livro dos abraços. Tradução de Eric Nepomuceno. - 9. ed. - Porto
Alegre: L&PM, 2002.

 

Espero ter contribuído.

Vote na melhor resposta.

 

 

2 5 2