Respostas

2014-03-31T14:37:48-03:00
Importância: Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam. Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o à moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa.Os fungos decompositores:Como o nome diz, servem para a rápida decomposição da matéria. Por exemplo, as fezes que um cachorro faz na grama: se não houvessem fungos decompositores, sua decomposição seria bem mais lenta. Os fungoes decompostores se alimentam da matéria "podre".  Os fungos mutualisticos também têm um função de reciclagem biológica, mas normalmente estão associados a bactérias.
 Um exemplo clássico de fungo que conhecemos muito é o Saccharomyces cerevisiae. a levedura, que é fundamental na produção de cerveja, cachaça e combustível, devido à fermentação que realiza.
 Outro exemplo é o Penicillium notatum, que, ao entrar em contato com alguns tipos de bactérias, produz uma substância, a Penicilina, que até hoje é utilizada, sinteticamente, como antibiótico.