Respostas

A melhor resposta!
2014-03-31T16:53:31-03:00
É o ramo da física que se ocupa de dar explicação às situações em que os efeitos de ordem microscópica não podem ser desprezados. A mecânica quântica é incompatível com alguns conceitos usuais da mecânica clássica, tais como o conceito de trajetória. Na maioria das vezes, ela é utilizada como uma ferramenta de estudo dos fenômenos atômicos e sub-atômicos. Entretanto, há também "efeitos quânticos" que ocorrem em escala macroscópica – como é o caso da supercondutividade e da superfluidez. 
A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente do que prevê a teoria clássica.
1 5 1
2014-03-31T17:01:40-03:00
A física quântica é uma parte da física que explica o funcionamento da natureza em escalas microscópicas, procurando decifrar o mundo do átomo e de partículas ainda menores que ele, registrando e estudando comportamentos que parecem estranhos à lógica visível do dia a dia.