Respostas

2014-03-31T18:53:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cangaço, foi um movimento ocorrido no Nordeste brasileiro, cujo principal objetivo era busca por justiça e dignidade, já que o nordeste era negligenciado e representava somente miséria. Vou construir a narrativa, depois veja se ajudou:

                                Lampião, o mártir do Brasil

         Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, juntamente com sua amada Maria Bonita, vagou pelo sertão brasileiro em busca de justiça, busca por uma melhoria de vida, já que estavam cansados de sofrer no nordeste sem condições de viver dignamente. Tudo indica que ele começou a vagar pelo sertão com seus homens por volta de 1928, assaltando fazendas dos exploradores da população, os oligarcas que dominavam a região.
         Lampião foi um homem corajoso, embora fosse considerado um vilão, foi na realidade um herói, pois suas ações serviram para denunciar a situação brasileira na época, onde apenas uns dominavam, e muitos outros sofriam.
         Depois de muitas vitórias, Lampião foi pego de surpresa em 1938, nas proximidades de Angico, no Sergipe, onde era seu lugar de segurança, algum covarde os denunciou, comprometendo a vida de todos, principalmente Lampião e Maria Bonita, que deram fim nessa batalha contra os oligarcas, tendo suas cabeças decepadas.
14 4 14