Respostas

2014-03-31T20:21:05-03:00
Olá! Vou citar os mais marcantes de cima para baixo, alguns do(a)s mais top's personagens negro(a)s da história brasileira ~> 
Então, let's go meus cupcakes especiais ^.~

1° Edson Arantes do Nascimento: 
Ele é mais conhecido como o Pelé. É um ex futebolista(jogador de futebol) brasileiro que se consagrou o rei do futebol marcando 1281 gols na carreira e venceu 3 copas do mundo com a seleção brasileira de futebol masculino, dando de presente para o Brasil uma imagem de alegria e de futebol arte, diante dos estrangeiros. Como todo ser humano, ele teve uma falha que acabou atrapalhando seu reinado. Se tivesse reconhecido sua filha Sandra Regina Machado, não teria sido criticado e mal visto pela sociedade. Nasceu no dia 23 de outubro de 1940, atualmente vivo nesse ano de 2014.






2° Francisco José do Nascimento:
Mais conhecido como o Dragão do Mar, símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão.Ganhou apelidos, como: Dragão do mar e Chico da Matilde,porque lutou bastante, muito mesmo, contra a embarcação de escravizados, realizada pelos escravocratas lá do Ceará que estavam vendendo o povocativo para os fazendeiros da região lá do Sudeste. Com isso, o objetivo que eles pretendiam eram de atenuar os prejuízos devido a uma grande estiagem e à epidemia do cólera que ocorria no período do ano de 1877 até o ano de 1879.
Francisco foi um revolucionário e também presidente da S.C.L - Sociedade Cearense Libertadora. que se revoltava contra a escravidão no Ceará. Ele conhecia bastante o mar, sabia de muitos segredos sobre o mar.Seu pai era pescador e o ensinava-o muitas coisas, ainda garoto, prestava serviço ao navio Tubarão, fazendo entregas de recados, tornou-se mais tarde, prático-mor da barra de um Porto em Fortaleza-CE. Diante da situação que se instalou, organizou os jangadeiros, bloqueando o porto.
Ele também foi um líder jangadeiro, Prático Mor e abolicionista, com participação ativa no "Movimento Abolicionista Cearense".Em 1884, o estado do Ceará se tornou a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. O "Movimento Abolicionista Cearense", surgiu em 1879, contribuiupara essa abolição que foi pioneira no País.
Símbolo da resistência popular cearense contra a escravidão, foi homenageado merecidamente pelo governo do Ceará dando seu nome ao Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura. Pelo que ele e seus colegas ousaram fazer em nome da liberdade, em 1881, nas areias da Praia de Iracema.
Francisco José do Nascimento foi e é considerado até hoje pela história brasileira como umsímbolo da resistência popular cearense contra a escravidão. Foi homenageado pelo governo cearence, dando seu nome ao Centro Dragão do mar de Arte e Cultura. Pelo que ele e seus colegas ousaram fazer em nome da liberdade, em 1881, nas areias da praia cituada em Iracema.Há uma Escola Pública Estadual cujo nome também homenageia o Chico da Matilde (Dragão do Mar), que fica no bairro de Mucuripe em Fortaleza-Ce. Escola do Ensino Médio Dragão do Mar, que foi fundada em 1955, tendo a missão de alfabetizar os filhos de pescadores que moravam na região naquela época. O grupo Estudantes Pela Liberdade , em sua unidade no Ceará, batizou um de seus grupos de estudo em homenagem a ele.Em 23 de agosto de 2013, a Petrobras, por meio de sua subsidiária Transpetro, lançou ao mar um novo navio petroleiro construído em Pernambuco, batizado Dragão do Mar2 em homenagem a Chico. A embarcação integrou uma nova geração de petroleiros construídos no Brasil, por Brasileiros. Foi o oitavo navio a ser construído depois do lançamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro, e o terceiro a ser construído em Pernambuco - os dois navios anteriores também receberam nomes de ícones da resistência negra: João Cândido e Zumbi dos Palmares. O Dragão do Mar (Nasceu em 1839 - Morreu em 1914 ) De Canoa Quebrada, Aracati - CE.


3° Joaquim Barbosa:
É um antigo advogado que não exerce mais essa função. Também um ex-procurador da república brasileira. Nos dias atuais é professor, jurista e magistrado brasileiro e presidente do Presidente do Supremo Tribunal Federal e chefe do Poder Judiciário brasileiro.No ano de 2013 foi considerado e eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Ganhou status e entrou no top 10 na lista de 10 brasileiros que foram notícia no mundo no ano de 2013, organizada pela BBC Brasil. Nasceu no dia 7 de outubro de 1954 - Paracatu, MG. Atualmente vivo nesse ano de 2014.


Ps: Tentei colocar mais pessoas, só que a caixa de texto aqui de resposta tem um limite de caracteres, por isso não coloquei mais, então vou citar outros personagens negro(a)s históricos logo abaixo.

Tem vários outros personagens heróis brasileiros que vou citar logo abaixo: 
André Pinto Rebouças, Abdias do Nascimento, Cruz e Souza, Aqualtune, Mãe Menininha do Gantois, Tereza de Benguela, Carolina Maria de Jesus, Luíza Mahin, Dandara, etc. 

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, pergunta, o que for, é só entrar em contato comigo :)




14 3 14