Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-02-10T01:48:13-02:00

1) Adicionar 5 aos três quarto de uma numero dá o mesmo que adicionar 3 aos quatro deles. Que número é ?

 

Seja \text{x} o número procurado.

 

Conforme o enunciado, temos:

 

5+\dfrac{3\text{x}}{4}=3+\dfrac{\text{x}}{4}

 

Donde, obtemos:

 

20+3\text{x}=12+\text{x}

 

2\text{x}=-8

 

Contudo, podemos afirmar que:

 

\text{x}=-4

 

De fato, pois:

 

5+\dfrac{3\cdot(-4)}{4}=3+\dfrac{-4}{4}

 

5-3=3-1

 

Logo, chegamos à concluão de que, o número procurado é -4

 

 

 

 

2) Qual é o número cuja quinta parte somada por 15 é igual a sua terça parte menos 9 ?

 

Seja \text{y} o número procurado.

 

Segundo o enunciado, podemos afirmar que:

 

\dfrac{\text{y}}{5}+15=\dfrac{\text{y}}{3}-9

 

3\text{y}+225=5\text{y}-135

 

2\text{y}=360

 

Donde, temos:

 

\text{y}=\dfrac{360}{2}=180

 

De fato, uma vez que:

 

\dfrac{180}{5}+15=\dfrac{180}{3}-9

 

36+15=60-9

 

Logo, o número procurado é 180.

2 4 2
2013-02-10T11:54:13-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 

Fernandinha

 

1. Adicionar 5 aos três quarto de uma numero dá o mesmo que adicionar 3 aos quatro deles.Que número é ?

 

A pergunta não esta muito clara. Onde diz ".... adicionar 3 aos quatro dele...." falta especificar aos quatro que?

 

Supondo seja aos 4 quintos, a soluçaõ fica assim:

 

                      5 + (3 / 4) x = 3 + (4 / 5) x

 

Resolvendo:

 

                     (20 + 3x) / 4 = (15 + 4x) / 5

 

                     100 + 15 x = 60 + 16 x

 

                             100 - 60 = 16 x - 15 x

 

                                     x = 40

 

OBSERVAÇÃO: RESOLVA CORRINGO O PROBLEMA OU COM OUTRO. POE EX. 3 / 5, 1 / 5,

                             7 / 5 ETC.


2.Qual é o número cuja quinta parte somada por 15 é igual a sua terça parte menos 9 ?

 

                          1 / 5 x  + 15 = 1 / 3x - 9

 

Resolvendo na mesma forma que o anterior

 

                         (1 / 5 - 1 / 3) x = - 9 - 15

 

                                - 2 / 15 x = - 24

 

                                        x = 24 x 15 / 2

 

                                        x = 180

 

Ajudou?

1 2 1