Respostas

A melhor resposta!
2014-03-31T20:14:40-03:00
A bússola tem uma agulha, que é praticamente um ímã, com dois pólos definidos: o norte, geralmente pintado de vermelho, e o sul, em preto. É essa agulha que indica a direção, mas como isso? Bom, vamos falar um pouco do nosso planeta e simplificar as coisas: 

1.1 - A Terra é um ímã: o nosso planeta se comporta como um ímã, ela tem o campo gravitacional (a gravidade) mas tem também o campo magnético: desse jeito, se comporta como um ímã. Agora vem a jogada mais importante: eu posso dizer que a Terra tem 4 pólos. Quatro? Isso mesmo, tem 4. 

1.2 – Os pólos da Terra: temos o pólo sul geográfico e o pólo norte geográfico. Esses dois pólos são os que nós conhecemos: se pegar o mapa múndi, o pólo sul fica embaixo e o pólo norte em cima. Agora, nós temos o pólo sul magnético e o pólo norte magnético. Olhando o mapa múndi, o pólo sul magnético fica em cima e o pólo norte magnético fica embaixo. 

1.3 – Conclusão: O sul magnético fica no norte geográfico e o norte magnético fica no sul geográfico. Ou seja: na geografia, a Terra tem o pólo sul embaixo e o pólo norte em cima. Em termos magnéticos, a Terra tem o pólo sul em cima e o pólo norte embaixo. 

1.4 – Para entender o funcionamento da bússola, temos que considerar a Terra com os pólos magnéticos.
3 5 3