Respostas

2014-03-31T21:46:06-03:00
Uma redação sempre tem que ter Começo, Meio e Fim independente do assunto e não e muito bom ter muita repetições de palavras. acho que ajudei.

2014-04-01T13:31:32-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Antes de tudo: Pra quê? A redação é um ato de interação social. Você escreve para ser lida.

Eu sei que o texto da escola vai ser lido (se for) pelo professor e depois devolvido a você e vai acabar no lixo. Pois não deveria.

Eu sei que o texto do vestibular será lido pela banca avaliadora e talvez você nem tenha mais acesso a ele. Bem, essa é uma situação anormal de produção de texto, mas você vai reproduzir o que é capaz de fazer em outras situações. Então não se prepare para escrever para o vestibular, ou enem ou concurso.

A gente escreve para que nosso texto seja lido por alguém. Esta é a motivação primordial. Ao escrever, tenha um amigo imaginário: o leitor. Ele é amigo mas é crítico.

Voltando à pergunta: escrever para quê? Aqui entra a noção de tipo de texto. Vai dar conselhos? instruções? Manifestar sua visão de mundo? Contar uma história? Explicar alguma coisa? Tenha bem claro qual é o seu objetivo.

Se você já sabe para quê e já sabe para quem, defina o "como?". Aqui entram as noções de gênero textual. Uma receita de bolo não serve para a mesma coisa que um folheto de dicas de combate à dengue, ainda que os dois sejam textos injuntivos (dão instruções!). Para saber como passar a sua mensagem, você vai ter que conhecer os diferentes gêneros textuais. E aqui a dica é simples: descubra quais são e LEIA-OS.

Já sabe para quê, para quem e como? Comece a escrever imitando os textos que você lê todo dia (eu mencionei que você deve ler todo dia?) Imite-os mesmo. Parodie pu plagie (e descubra porque as pessoas que gostam de escrever morrem de vergonha de mostrar seus textos). Você vai perceber que seu domínio da escrita vai aumentando aos poucos e a necessidade de imitação vai dar lugar à capacidade de criação. Mas tem que escrever. 

Respondendo sua pergunta: redação se faz... fazendo! Tente seguir os procedimentos recomendados e veja se você começa a produzir seus textos.