Durante o fim da Idade Média, período feudal, os monarcas mantinham uma relação forte de apoio às cidades contra os senhores feudais. Ao mesmo tempo, o rei, foi apoiado pelo grupo de comerciantes e industriais naquele contexto. A partir do século XV a relação do rei com os comerciantes e industriais ficou mais próxima e interdependente. Isso se justifica pois:

a) Os senhores feudais romperam a antiga aliança com a realeza por interesses particulares, buscando autonomia para seus feudos em troca de armamento controlado pelo Estado monárquico.

b) A relação entre os reis e os comerciantes e industriais cresce, por um lado a realeza consegue os recursos necessários que possibilitam, entre outros, equipar e contratar exércitos com melhores equipamentos, por outro lado, os comerciantes passam a ter mais segurança para transportar e vender suas mercadorias pelo reino.

c) Durante a Idade Média a monarquia, fortalecida com o poder absoluto, foi capaz de enfrentar os senhores feudais, enfraquecidos pelas constantes guerras e o êxodo dos servos das terras servis em grandes combates sangrentos.

d) Desde o início da Idade Média, as transformações econômicas e o desenvolvimento industrial (manufatureiro) foram combatidas pela classe servil e apoiadas pela realeza.

2
RESPOSTA: A relação entre os reis e os comerciantes e industriais cresce, por um lado a realeza consegue os recursos necessários que possibilitam, entre outros, equipar e contratar exércitos com melhores equipamentos, por outro lado, os comerciantes passam a ter mais segurança para transportar e vender suas mercadorias pelo reino.

Respostas

2014-03-31T22:07:25-03:00
Correta :  b) A relação entre os reis e os comerciantes e industriais cresce, por um lado a realeza consegue os recursos necessários que possibilitam, entre outros, equipar e contratar exércitos com melhores equipamentos, por outro lado, os comerciantes passam a ter mais segurança para transportar e vender suas mercadorias pelo reino.
1 5 1
2014-03-31T22:30:18-03:00