Respostas

A melhor resposta!
2014-04-01T10:36:08-03:00
É a urbanização de uma sociedade origina uma rede urbana, isto é, um sistema integrado de cidades que vai das pequenas ou locais às metrópoles ou cidades gigantescas. A regra geral é que para milhares de pequenas cidades existam centenas de cidades médias e poucas metrópoles. 

A rede urbana nada mais é que a malha metropolitana de um país que constituí-se basicamente de cidade global, metrópole nacional, metrópole estadual, metrópole regional,médias e pequenas cidades. 
EX: Primeiro temos as metrópoles nacionais, que exercem influência ou polarização sobre todo o território nacional e são duas: Rio de Janeiro e São Paulo. Depois vêm as metrópoles regionais, que polarizam grandes regiões: Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belém, Fortaleza e Curitiba. A seguir vêm as capitais regionais subordinadas As metrópoles, mas exercendo influência sobre uma certa região, caso de Manaus, Campo Grande, Londrina, Florianópolis, Ribeirão Preto, etc. . Logo depois aparecem os centros regionais, cidades médias que polarizam cidades pequenas , por exemplo Rio Claro, Piracicaba, etc. e para terminar temos as cidades pequenas ou locais, que exercem influência somente sobre vilas ou as áreas locais vizinhas, esse é ocaso de Santa Gertrudes, Cordeirópolis e tantas outras. 

espero ter ajudado! nao esquece de avaliar marcar como melhor resposta e apertar em obrigado (se quiser..)

1 5 1