2- Uma barra metalica homogenea, quando aquecida de 50°c até
2- Uma barra metalica homogenea, quando aquecida
de 50°c até 150°c, sofre uma dilatação de 0,0015m. Sabendo que o
comprimento inicial da barra é de 3m, determine o coeficiente de
dilatação linear da barra.

2
ok
pode mandar outra
rsrs
3- Uma placa de ferro apresenta, a 10ºc, uma area de 100cm².Calcule a area da placa a 90ºc. Dados: a=1,2x10-5ºc e B=2.a.
rs

Respostas

2014-04-01T12:53:26-03:00
Hellow my friend :D

nessa questão a gente mete a fórmula de dilatação térmica,e observamos também que a dilatação foi linear, a fórmula que nada mais é que:
Δl=L.α.Δθ
Δl=dilatação
L=comprimento inicial da barra
α=coeficiente de dilatação
Δθ=variação de temperatura
0.0015=3.α.100ºc
α=0.0015/300
α=5.10⁻⁶ 


1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-01T13:12:19-03:00
A dilatação linear de uma barra é dada por: 
dL = A.Lo.dt, 
onde dL é a dilatação sofrida (0,0015 m = 1,5 x 10^-3), Lo é o comprimento inicial (3 m), dT é a variação de temperatura (150 - 50 = 100 = 10^2 ºC) e A é o coeficiente de dilatação linear. 

1,5 x 10^-3 = A.3.10^2 
A = (1,5 x 10^-3)/(3 x 10^2) 
A = (15 x 10^-4)/(3 x 10^2) 
A = (15/3) x (10^-4 / 10^2) 
A = 5 x 10^-6 ºC^-1


3 5 3