Como resolver 5√2²

Eu preciso desse probleminha resolvida para uma tarefa de Geometria.

Num triângulo retangulo a hipotenusa mede 10 e um dos catetos mede 5√2. Determine a medida:

A) do outro cateto

B) da altura relativa a hipotenusa.

Não precisa fazer o B,minha dúvida está no A.

Obrigado :)

2

Respostas

2013-05-28T13:57:39-03:00

Olá Bibiana!!

 

Bom basta aplicar o teorema de pitágoras;

 

hip^2=cat^2+cat^2

 

10^2=(5<span>\sqrt{2})</span>^2+cat^2  separando uma quadrado para cada um

 

10^2=5^2\sqrt{2}^2+cat^2

  100=25.2+cat^2   100=50+cat^2   100-50=cat^2   cat=\sqrt{50}   cat=\sqrt{25.2} separando uma raiz para cada  
cat=\sqrt{25}\sqrt{2}   \large{\boxed{\boxed{cat=5\sqrt{2}}}}     espero ter ajudado  
1 5 1
A melhor resposta!
2013-05-28T15:13:00-03:00

aplicando pitagoras temos:

H²= C²+C²

10²=(5\sqrt2)^{2}+ C

100= 5²* \sqrt2^2+C

100=25*2+C²

-C²=50-100

C²= 100-50

C²=50

C= \sqrt50

C= 5\sqrt2

2 5 2