Respostas

2014-04-01T14:12:20-03:00
O mito da caverna foi uma forma que platao encontrou de explicar sua teoria ( teoria das idéias). teoria da side ias foi uma teoria desenvolvida por platao que segundo ela o mundo era dividir em sensível e inteligível. o mundo inteligível era o mundo da perfeição e o sensível dos defeitos. o mundo sensível surgiu pela ação de um deus demiurgo que pegou as idéias e moldou , formando assim o mundo sensível.o mito da caverna foi um modo de platao explicar a ascensão do homem que nascia no mundo sensível até alcançar o mundo inteligível. esse processo de ascensão ao mundo inteligível ocorria por meio da dialetica ascendente.
A melhor resposta!
2014-04-01T21:58:53-03:00
Foi uma alegoria ou ainda uma espécie de aforismo ou metáfora criada por Platão para dar sentido à compreensão da nossa visão do mundo (que seria a caverna) ante os nossos sentidos - ou mundo sensível (ditados pela cultura ou pelas informações que agregamos ao longo da vida) e o uso de nossa razão (inteligência), ou mundo inteligível. Dizia Platão que só ao sair da caverna (mundo sensível), onde os homens só conheciam o mundo dos sentidos de acordo com as imagens que lhes eram impostas e passando a viver no mundo inteligível, encontrariam a verdadeira realidade (mundo inteligível).

1 5 1