Respostas

2014-04-01T14:13:31-03:00

A democracia consiste em um governo o qual o poder e também as responsabilidades são exercidas por todos os cidadãos através de seus representantes eleitos por votos. No Brasil teoricamente é assim, na prática sabemos que há controvérsias.
2014-04-01T14:25:50-03:00
O pionerismo é conhecida como globalização, se deve a um conjunto de fatores. O primeiro foi a unificação precoce do estado português, que a partir do Condado Portucalense, ou de Portucale (daí o nome do país), iniciou um movimento que mais tarde foi seguido pela Espanha, com o nome de Reconquista. Consistiu em tomar de volta as terras dos mouros (árabes) que estavam ali presentes há séculos. Depois disso, surgiu uma corte portuguesa bem diferente das demais cortes européias, pelo fato de ser um país muito novo (já que o Condado Portucalense era território francês e foi dado como prêmio a Dom Afonso Henriques, criador da nacionalidade e primeiro rei de Portugal), que era uma corte sem as tradições seculares das outras cortes européias e, portanto, ávida por riqueza e glória que as outras já tinham e Portugal não. 

A segunda foi a Revolução de Avis, que forneceu o conhecimento técnico necessário para que os Navegadores operassem as naus (utilizando técnica de triangulação, por exemplo). 

A terceira seria o financiamento da corte e burguesia que, depois de vencidas as guerras, tinham excedentes de produção para investir em alguma empreitada que lhes fossem rentável no futuro. 

E a quarta sua localização geográfica, de onde partem ventos alíseos (sopram do trópico em direção ao Equador).