Respostas

A melhor resposta!
2014-04-01T18:12:04-03:00
Significado de Emboabas.m. e s.f. Alcunha dada, nos tempos coloniais, a portugueses e brasileiros que, procedentes de outras regiões, entravam pelo sertão em busca de minas de ouro e pedras preciosas.
P. ext. Português, galego; forasteiro.
Definição de EmboabaClasse gramatical: adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros
Separação das sílabas: em-bo-a-ba
Plural: emboabas
2 5 2
  • Usuário do Brainly
2014-04-01T18:14:43-03:00
A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapunha, de um lado, os desbravadores vicentinos, que haviam descoberto a região das minas e que por esta razão reclamavam a exclusividade de explorá-las; e de outro lado um grupo heterogêneo composto de portugueses e imigrantes das demais partes dos Brasil – pejorativamente apelidados de “emboabas” pelos vicentinos –, todos atraídos à região pela febre do ouro.
Os bandeirantes paulistas, na qualidade de descobridores das minas, reivindicavam para si o direito exclusivo de exploração do ouro. Os que discordavam deste intento, em sua maioria portugueses e baianos, ficaram conhecidos como Emboabas (do tupi, aves pernaltas, referência ao hábito de os forasteiros usarem botas). Estes últimos eram liderados por Manuel Nunes Viana.
Espero ter ajudado.