Respostas

2013-05-28T16:53:48-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

an=a1.q^{n-1}\\ a10=64.(\frac{1}{2})^{10-1}\\ a10=64.(\frac{1}{2})^{9}\\ a10=64.(\frac{1}{512})\\ a10=0,125

2 5 2
A melhor resposta!
2013-05-28T18:02:02-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Bom dia, tudo bem?

 

Vejamos, Progressão Geomética (PG) é uma órdem lógica de números onde un termo é o produto da multiplicação do termu anterior por um determinado número, que chamamos de razão. Portanto podemos encontrar o 10º termo de duas formas.

A mais difícil seria descobrindo a razão (que se faz dividindo um termo pelo anterior), para depois ir multiplicando pelos termos até chegar no 10. Difícil, mas é uma forma.

A outra é pela fórmula da PG:

 

 an = a1.q^{n-1}(elevado a n - 1)

 

Onde an é último termo, a1 o primeiro termo q a razão  e n o número de termos

 

Então vamos lá, primeiro vamos encontrar a razão:

a1=64

a2=32

a3=16

 

a razão é dada, como já expliquei, por:

an/a(n-1)

Sendo que o não pegaremos aqui o 1º termo, vamos usar o a2 (podia ser o a3 também)

a2/a(2-1)= a2/a1

32/64 = 0,5

 

Então, colocando os dados na equação, onde n é o termo que queremos encontrar, teremos:

 

a10= 64 . 0,5^9

 

a10 = 64 . 0,001953125

 

a10=0,125

 

 

Então o 10º termo será 0,125.

 

Entendeu?

Espero ter ajudado.

Vote na melhor resposta.

 

 

 

 

1 5 1