Respostas

2013-05-28T18:19:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

a10 = a1.q^{9}

 

1024 = a1.(-2)^9

 

1024 = a1.(-512)

 

a1 = \frac{1024}{-512}

 

a1 = -2

 

Espero ter ajudado =^.^=

1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-05-28T19:41:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 Crispolicarpo,

observe a fórmula geral de uma P.G: a_n = a_1 \times q^{n - 1}.

 

Vamos substituir n por 2, veja:

 

a_n = a_1 \times q^{n - 1} \\ a_2 = a_1 \times q^{2 - 1} \\ a_2 = a_1 \times q

 

 

Vamos substituir n por 3, veja:

 

a_n = a_1 \times q^{n - 1} \\ a_3 = a_1 \times q^{3 - 1} \\ a_3 = a_1 \times q^2

 

 

Perceba que podemos fazer o mesmo para n = 10!! Vamos substituir n por 10, veja:

 

a_n = a_1 \times q^{n - 1} \\ a_{10} = a_1 \times q^{10 - 1} \\ a_{10} = a_1 \times q^9

 

Com tudo isso...

 

a_{10} = a_1 \times q^9 \\ 1024 = a_1 \times (- 2)^9 \\ - 512a_1 = 1024 \\ \boxed{\boxed{a_1 = - 2}}

1 5 1