Respostas

A melhor resposta!
2014-04-01T21:35:15-03:00
Gene autossomico é aquele qie designa as caracteristicas em geral 
Gene sexual determina o sexo do individuo se vai ser homem (xy) ou mulher (xx) 


Pessoas humanas possuem, em seu material genético (DNA), 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares autossômicos e 1 par sexual. 

Os pares autossômicos são os mesmos quer a pessoa humana seja homem ou mulher, já o par sexual pode ser XX para as mulheres ou XY para os homens. 

Os cromossomos são uma enoorme coletânea de genes, e, assim como os cromossomos, os genes que se localizam nos 44 (22pares) cromossomos autossômicos são chamados genes autossômicos, e os genes que estão nos 2 sexuais são os Genes Sexuais e geralmente estão ligados às características sexuais do indivíduo. bjão sua linda!
9 3 9
2014-04-01T21:35:53-03:00
Genes autossômicos são aqueles localizados nos autossomos que são os cromossomos não-sexuais. Em humanos são 22 pares de autossomos e 1 par de cromossomos sexuais (X ou Y). 
Entretanto os genes autossômicos não estão necessariamente associados a características não-sexuais e genes localizados nos cromossomos sexuais também não estão necessariamente associados a características sexuais. 

Exemplos: 
Em humanos os genes que determinam o daltonismo e a hemofilia são ligados ao sexo. Entretanto as características associadas a essas condições (enxergar cores e coagulação sanguínea, respectivamente) não são características sexuais. 
Em gatos a cor do pelo é, em parte, determiando por um gene ligado ao sexo. 
Criptorquidismo ( a não descida do testículo) em cães e a produção de leite em vacas são exemplos de características sexuais que são determinadas por genes autossômicos.
3 5 3