Respostas

2014-04-02T07:27:35-03:00
Oh, transitivo, é aquela frase que transita, que precisa de complemento.. Transitividade verbal, é quando a frase precisa de complemento, quando se pergunta o que ? quem? quando? e a resposta for um objeto... Exemplo:
Eu derrubei meu copo!
Derrubou o que? (transitivo)... O copo ( Transitivo direto ou verbal) 
entendeu?
Eu necessito de ajuda , quem necessita , necessita de alguma coisa
de preposição já na frase e na pergunta que vc faz ao verbo , de ajuda vai ser objeto indireto.
existe também o verbo intransitivo aquele que não pede complemento por exemplo Maria partiu para o Rio de Janeiro, Maria morreu de rir
o complemento de um verbo intransitivo é um complemento adverbial ou seja se a frase continua vc irá encontrar sempre um advérbio. .Eu posso falar Maria morreu , e se vc pergunta de que a resposta é de rir o modo como ela morreu , Maria Partiu no sentido de sair vc pergunta para onde RJ adv de lugar . vc têm que estudar regência verbal. Se eu falar Maria partiu a maçã o verbo partir vai ser transitivo direto e o objeto direto vai ser a maçã ...lógico >Na regência verbal você entenderá melhor.
desculpa o verbo comeu frutas é transitivo direto , frutas é objeto direto,. você sabe como corrigir onde eu errei eu não estou conseguindo ?
A melhor resposta!
2014-04-02T10:04:39-03:00


é quando o verbo necessita    de complemento por exemplo o verbo transitivo direto exige um complemento que é um objeto direto , exemplo: Eu mandei flores para

minha namorada , o verbo mandar não exige preposição portanto quem manda, alguma coisa que seria flores  mas como ele mandou pra namorada ele vai se um ser um verbo transitivo direto e indireto pois quem manda ,manda alguma coisa à alguém.

O verbo transitivo indireto pede preposição  exemplo :gosto de maçã, quem gosta, gosta de alguma coisa ,de maçã. preposição de.

É preciso também estudar as regências dos verbos eles mudam nas frases, agora o verbo intransitivo não pede complemento , exemplo ele morreu , se ele morreu de fome esse complemento vai ser sempre um complemento adverbial  no caso o modo como ele morreu que foi de fome.

1 5 1