Respostas

A melhor resposta!
2014-04-01T23:13:53-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Não. Um movimento é progressivo quando esse está indo a favor da trajetória. Isso acontece quando V > 0

Um movimento é retrógrado quando o movimento está indo contra a trajetória. Isso acontece quando V < 0
_______________________

Se o sinal da velocidade for igual ao sinal da aceleração, esse movimento é acelerado.

Se o sinal da velocidade não for igual ao sinal da aceleração, esse movimento é retardado.


Ex:

V = 4 m/s
a = 2 m/s²

Como V > 0, o movimento é progressivo
Como a > 0, os 2 sinais são iguais, o movimento é uniformemente (já que a aceleração é constante) acelerado

Movimento progressivo e uniformemente acelerado
_____________

V = - 4 m/s
a = 2 m/s²

V < 0 ---> Movimento retrógrado
a > 0

Movimento retrógrado e uniformemente retardado
_____________

V = - 4 m/s
a = - 2 m/s²

V < 0 ---> Movimento retrógrado
a < 0

Movimento retrógrado e uniformemente acelerado
_____________

V = 4 m/s
a = - 2 m/s²

V > 0 ---> Movimento progressivo
a < 0

Movimento progressivo e uniformemente retardado
2 5 2
2014-04-01T23:37:28-03:00

O movimento progressivo é aquele em que o móvel caminha no mesmo sentido da orientação da trajetória. Aqui os espaços crescem no decorrer do percurso em função do tempo.
http://www.brasilescola.com/upload/e/progressivo.jpg


Movimento Retrógrado

O movimento é chamado Retrógrado quando o móvel caminha contra a orientação da trajetória. Seus espaços decrescem no decorrer do tempo e sua velocidade escalar é negativa. (v < 0)
http://www.brasilescola.com/upload/e/retrogrado.jpg


Na prática, não existe velocidade negativa. O sinal da velocidade serve apenas para indicar o sentido do movimento e dizer se o movimento é progressivo ou retrógrado.