Respostas

A melhor resposta!
2014-04-02T09:02:10-03:00
Este fenômeno pode ser explicado pela Lei da Conservação da Massas, a massa da palha de aço aumenta porque não levamos em consideração a massa do oxigênio que se encontra na atmosfera:

Ferro + Oxigênio  ⇒ Óxido de Ferro

Não consideramos o Oxigênio antes da queima, porém, depois o oxigênio reagiu com o ferro formando o Óxido de Ferro.

Na verdade a massa sempre foi a mesma, só não consideramos o oxigênio do ar inicialmente. 

 Lei da Conservação da Massas: "nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
1 5 1
2014-04-02T16:19:12-03:00
É fácil entender se considerarmos a equação:

ferro e oxigênio forma oxido de ferro e energia (duas substancias se juntam para formar uma  e pode ser representado por:     4 Fe (s)   +  3 O2 (g)   -------> 2 Fe2O3(s) + energia
como o sistema é aberto podemos dizer que a massa extra veio de algum lugar...
(O2 da atmosfera) e por isso a massa inicial (Fe) é menor que a final (Fe2O3)