Ae pessoal, alguem poderia me auxiliar nessa questão aqui, não sei nem por onde começar?

Num Pátio existem automoveis e bicicletas. O numero total de rodas é 130 e o numero de bicicletas é o triplo do numero de automóveis. Então, o numero total de veículos que se encontra no pátio é:

a)42
b)50
c)52
d)54
e)N.D.A

2

Respostas

2014-04-02T13:57:29-03:00
Olha eu fiz assim65 carros com 4 rodas da 130 rodas ai eu multipliquei 65 carros x 3 que eo triplo de bicicletas os dois veiculos junto deu ,,260, sendo 65 carros e 195 biscletas
1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-02T14:02:09-03:00
Vamos chamar x=automóveis e y=bicicletas.
sabendo que o automóvel tem 4 rodas e bicicleta tem duas, temos:4x + 2y=130
como o o numero de bicicletas é o triplo do numero de automóveis, temos: y= 3x
substituindo, temos:
4x+2.3x=130
4x + 6x =130                   
10x = 130
x=130/10
x=13 - carros

para sabermos o numero de bicicletas substitui:
y=3x
y=3.13
y=39 - numero de bicicletas.

para saber o numero total de veiculos soma:
x+y
13+39 = 52 -- numeros total de veículos
                                              
1 5 1