Respostas

2014-04-02T15:56:33-03:00
O corpo solido apresenta forma e volume bem definidos, e tem seus atomos bem proximos uns dos outros, que definem assim sua forma e rigidez.

o corpo liquido tem volume definido mas nao tem uma forma própria, ele toma a forma do recipiente onde se encontra, os atomos sao mais separados uns dos outros, a resistencia ou tensao superficial do liquido é pequena, entao os liquidos apresentam a viscosidade. assim, as forças, como a gravidade, fazem com que o liquido assuma a forma do recipiente onde ele está. 

o corpo no estado gasoso não possui nem forma e nem volume definidos, seus atomos estão bem separados uns dos outros e ele tambem adquire a forma do recipiente onde está contido, alem de ocupar TODO o volume que tem a sua disposição. a interação molecular é muito fraca pelos atomos serem bem separados, e por isso varia a forma e o volume tão facilmente
A melhor resposta!
2014-04-02T15:56:59-03:00
SÓLIDOS Um corpo sólido apresenta forma e volume bem definidos e possui uma propriedade denominada rigidez que é variável conforme o sólido.Os átomos de uma substância no estado sólido estão muito próximos uns dos outros, ligados por forças de interação muito intensas o que os mantém em posições determinadas, definindo assim sua forma e rigidez. 
LÍQUIDOS
Uma substância no estado líquido tem volume definido, mas não tem forma própria, tomando a forma do recipiente em que está contido. 
Os líquidos não têm a rigidez característica dos sólidos, por isso, a resistência de suas superfícies ou tensão superficial é pequena e os líquidos apresentam o que chamamos viscosidade. Os óleos, por exemplo, escoam com pouca facilidade, possuindo alta viscosidade. O fato dos líquidos se esparramarrem sobre as superfícies é devido a procura por um menor potencial gravitacional.As moléculas nos líquidos apresentam-se mais afastadas do que nos sólidos, pois sendo a força de interação mais fraca o que permite que elas se desloquem com certa facilidade. Assim, forças externas, por exemplo, a força gravitacional, podem fazer com que as moléculas troquem de posição, fazendo com que o líquido flua ou se adapte a forma do recipiente que o contém.
GASES 
As substâncias no estado gasoso não possuem nem forma nem volume definidos, adquirindo a forma do recipiente que as contém e ocupam todo o volume que estiver a disposição. Além disso, um gás pode ser comprimido reduzindo seu volume. 
Nos gases os átomos e moléculas possuem grandes distâncias entre si, quando comparadas com os líquidos e sólidos, portando, a interação molecular é muito fraca ou desprezível e por isso variam na forma e no volume facilmente.No preparo de alimentos, como um churrasquinho, por exemplo, ou se o recipiente que contiver algum gás por algum motivo se romper, dependendo do gás, poderemos sentir o seu odor.
1 5 1