o que é mais importante: comunicar as ideias com clareza ou fazer uso da norma culta?

2
Os dois são importantes, porém a norma culta expressa o grau de sabedoria que você estabelece com na sociedade. A cultura que você valoriza, e preserva, tem por importância em relatórios na escrita e oral entre tantas outras coisas...A clareza também esta na norma culta, o nome já diz , mas existem lugares que não necessariamente use tal oralidade.
Boa resposta Silvia77

Respostas

2014-04-02T17:54:16-03:00
Questão bem subjetiva.

A questão não delimitou circunstâncias , então vamos lá .

O mais importante é saber comunicar da forma mais clara possível e transmitir ideias de forma  direta sem rodeios é algo não tão fácil.
2014-04-02T22:07:32-03:00
Isso  vai depender do momento e de com quem você está se comunicando.Se estiver falando com uma pessoa simples,ou seja,pouco culta,de poucas informações,você não terá necessidade de usar a norma culta da linguagem,pois não haverá total ou nenhum entendimento por parte dessa pessoa.Porém,se você estiver em uma reunião,ou for um palestrante,ou estiver conversando com alguém que tenha uma certa cultura,você deverá usar a norma culta da linguagem.Então,as duas formas tem seus momentos,mas cabe a nós saber quando usá-las.