O mercúrio é um metal altamente tóxico para o ser humano. A dosagem da quantidade desse metal no corpo humano pode ser determinada pela análise de fios de cabelo. Segundo a OMS o nível máximo aceitavel é de 50ppm, isto é, 0,00005g de mercúrio por grama de cabelo. Calcule a massa de mercurio existente em 250g de cabelo.

Qual fórmula usar? Obrigada desde ja

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-02T19:13:19-03:00
1g de cabelo= 0,00005g de mercúrio
250g de cabelo= X

Multiplica cruzado

1X=0,00005 x 250
X = 0,0125

A massa de mercúrio em 250g de cabelo é 0,0125g!
2 5 2
2014-04-02T19:55:24-03:00
Se levarmos en conta que está dentro do padrão podemos utilizar a regra de 3 simplificada:
dividindo os iguais e multiplicando o oposto!

250 g      tem   50 ppm     50 ppm/1000000 ppm *250 g = 0,125g
1 5 1