Responda Sobre o Hino Nacional Brasileiro:
A) O que valoriza um simples riacho (Ipiranga) a ponto de ser citado no hino oficial do país?
B) Por que Cruzeiro (Verso 5) está escrito com letra maiúscula?
C) Segundo o autor da letra, o país passou a ter liberdade com Independência. A que tipo de liberdade ele se refere?

2

Respostas

2014-04-02T20:21:49-03:00
Primeira parte: 

Relacione as palavras: 
1-Plácidas (6 )belo,gracioso FORMOSO 
2-Brado (5)brilhante,luminoso VIVIDO 
3-Retumbante (7)destemido,arrojado IMPÁVIDO 
4-Idolatrado (1)calmas,tranquilas PLÁCIDAS 
5-vívido (3)que ressoa,ecoante RETUMBANTE 
6-formoso (8 )gigante COLOSSO 
7-impávido (2)grito,clamor BRADO 
8-colosso (4)adorada,amada IDOLATRADO 
9-esplêndido (11 )interior,Âmago SEIO 
10-fulguras (9) admirável,grandiosa ESPLÊNDIDO 
11-seio (10) cintilas,brilhas FULGURAS 

2a. Parte: Adjetivos do Hino Nacional 

- plácidas (tranquilas, serenas) 
- heróico (relativo a herói) 
- retumbante (estrondoso) 
- fúlgidos (cintilantes) 
- forte (sólido, resistente) 
- amada (querida) 
- idolatrada (adorada, venerada) 
- intenso (excesivo, muito forte) 
- vívido (vivo) 
- formoso (belo) 
- risonho (esperançoso, promissor) 
- límpido (transparente) 
- belo (bonito) 
- impávido (corajoso, destemido) 
- gentil (amável) 
- esplêndido (brilhante, reluzente) 
- profundo (distante da superfície) 
- garrida (produtiva, enfeitada, graciosa) 
- risonhos (risonho no singular no início da lista) 
- lindos (bonitos) 
- eterno (sem fim) 
- estrelado (cheio de estrelas) 

3) Significado desses adjetivos no hino estão entre parênteses. 

4) Porque o autor do hino, Joaquim Osório Duque-Estrada, foi um poeta, crítico literário, professor e ensaísta brasileiro. E escolheu todas as palavras muito cuidadosamente, inclusice os adjetivos apropriados, exóticos, e refinados. 

5) O que valoriza um simples riacho a ponto de ser citado no hino oficial do país? 
Porque foi às margens do rio Ipiranga onde D.Pedro I proclamou a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822. 

6) Segundo o autor o pais passou a ter liberdade com a independência: 
a) a que tipo de liberdade se refere? 
Fim do domínio de Portugal sobre o Brasil. 

b) Pelas idéias expressas no texto essa liberdade foi conquistada com luta ou obtida com facilidade? Retire do texto os verbos que comprovem sua resposta. 
Foi obtida com luta. 
- conseguimos conquistar com braço forte 
- em teio seio ó liberdade desafia o nosso peito a própria morte. 

7) ao escrever a expresão "deitado eternamente em berço esplêndido,o autor passa a ideia do país "estar incomodado" ou ter condições privilegiadas para o desenvolvimento. Justifique. 
O país tem condições privilegiadas para o desenvolvimento. 
O autor cita as riquesas naturais do país como as florestas (indicado por bosques), a terra produtiva, banhada pelo mar, e a terra gigante. 

8) O hino diz que o brasileiro dá a vida pelo seu país 
a) quais os versos que provam essas afirmações: 
Mas, se ergues da justiça a clava forte, 
Verás que um filho teu não foge à luta, 
Nem teme, quem te adora, a própria morte. 

b) é verdadeira ou não? justifique 
Verdadeira. De acordo com os versos citados acima, o autor deixa claro que o brasileiro entra numa guerra pra denfender sua nação, mesmo que isso custe sua própria vida. 


Uma boa tarde!!!
Source:O HINO NACIONAL ficaria assim: 

As margens pacíficas do Ipiranga ouviram 
O grito de um povo heróico que, ao longe, pôde ser ouvido 
E o sol da liberdade, com raios que brilhavam muito 
Brilhou no céu do Brasil naquele momento. 
Se a garantia dessa igualdade 
Conseguimos conquistar com nossas próprias mãos, 
Por você, que nos deu a liberdade, 
Nosso peito desafia a própria morte! 
Ó, país amado, 
Idolatrado, 
Que você seja abençoado 
Brasil, se a imagem do Cruzeiro do Sul 
Brilha tanto no teu céu transparente e alegre, 
Um sonho intenso, um raio maravilhoso de amor e de esperança 
Desce até a Terra. 
A própria natureza te fez tão grande, 
Você é belo, é forte, gigante sem medo 
E no teu futuro continuará a ser grande. 
Terra que amamos, 
Entre tantos outros, 
Você, Brasil, 
É o país que amamos. 
Você é a bondosa mãe dos que nascem aqui, 
Amada terra natal, 
Brasil! 

Deitado para sempre em um berço grandioso, 
Banhado pelo som do mar e pela luz do céu, que só aqui brilha tanto assim, 
Se destaca, ó Brasil, "preciosidade"da América", 
Banhado pelo sol que ilumina os novos continentes. 
Teus alegres e lindos campos, 
Têm mais flores do que a terra mais produtiva; 
Assim como nossas florestas são mais belas 
Nossa vida, quando estamos aqui, tem mais felicidade. 
Ó, país amado, 
Idolatrado, 
Que você seja abençoado 
Brasil, que para sempre tua bandeira cheia de estrelas, 
Seja símbolo de amor eterno 
E que o verde-amarelo da bandeira diga 
- Paz no futuro e honra e brilho no passado, 
Mas, se um dia você erguer sua arma da justiça em uma guerra, 
Vai ver que um filho teu jamais foge a uma luta, 
E quem te adora, não teme nem a própria morte 
Terra que amamos, 
Entre tantos outros, 
Você, Brasil, 
É o país que amamos. 
Você é a bondosa mãe dos que nascem aqui, 
País que amamos, 
Brasil!
6 4 6
A melhor resposta!
2014-04-02T20:27:44-03:00
A) Porque foi às margens do rio Ipiranga onde D.Pedro I proclamou a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822.
B) P
orque quando ele se fala "Cruzeiro" ele refere-se à constelação do Cruzeiro.
C) Liberdade política enquanto nação (com território, com independência administrativa).
2 5 2