Respostas

A melhor resposta!
2014-04-02T21:25:35-03:00
 fruto é uma das principais estruturas reprodutivas que auxiliam na proteção e nutrição da semente. Em determinado momento do desenvolvimento da planta, quando o fruto torna-se comestível, com sabor adocicado ou de odor agradável, os animais se alimentam e dispersam a semente, que cai em solos próximos ao da planta "mãe" ou, com ajuda de vento, chuvas, rios, animais, podem ser dispersos para diversas partes do mundo.

1 5 1
2014-04-02T21:27:43-03:00
A função da flor é garantir a reprodução. Os órgãos sexuais da planta encontram-se na flor. Normalmente as flores possuem um aroma muito agradável. Este juntamente com as cores atrai mariposas, moscas e outros insetos polinizadores.O transporte do grão de pólen para outra flor da mesma espécie é facilitado pelos diferentes tipos e cores de pétalas que permitem ao animal identificar o tipo de flor.A disseminação dos frutos e sementes tem por finalidade assegurar que o desenvolvimento de novas plantas não seja impedido pela competição com outros indivíduos, por falta de espaço, de nutrientes, de luz, etc.A dispersão através de transportadores físicos ou biológicos realiza-se de forma diferente conforme as características dos frutos e das sementes.Nos frutos indeiscentes que não possuem mecanismos de abertura, as sementes desprendem-se da planta conjuntamente com os frutos, ficando em liberdade quando ocorre a putrefação ou abertura do fruto.Alguns frutos têm ganchos ou substâncias viscosas que aderem aos animais como acontece com a luzerna ou com o visco. Também há frutos carnudos que podem ser comidos pelos animais, mas cujas sementes resistem à ação dos sucos digestivos e são disseminados com a expulsão dos excrementos.Adaptado de: dispersão de frutos e sementes.
1 5 1