Assinale V para Verdadeiro e F para Falso com relação à situação do Brasil no começo do século XX:

(A) O advento da Primeira Guerra Mundial, que impediu algumas nações de manterem sua produção industrial, contribuiu para acelerar o processo de industrialização no Brasil; o País passou a fabricar produtos e exportá-los.

(B) Os trabalhadores, especialmente os imigrantes que chegavam em levas ao Brasil, foram os mais favorecidos com o desenvolvimento da indústria brasileira, o que favoreceu ao apaziguamento dos núcleos sindicalistas desejosos de deflagrarem greves pelo País.

(C) Diante de um clima conturbado e de grandes transformações no País, as duas primeiras décadas do século XX foram representadas em por escritores como Euclides da Cunha, Lima Barreto e Graça Aranha.

(D) Crises políticas e econômicas eclodem no Brasil no período que vai da consolidação da Primeira República até a posse do primeiro presidente civil, Prudente de M orais, com a chamada política do café com leite.

1

Respostas

2013-05-30T00:34:58-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 

( ) O advento da Primeira Guerra Mundial, que impediu algumas nações de manterem sua produção industrial, contribuiu para acelerar o processo de industrialização no Brasil; o País passou a fabricar produtos e exportá-los. [Verdadeiro, pois a primeira guerra atingiu os principais países industrializados da época]

 

( ) Os trabalhadores, especialmente os imigrantes que chegavam em levas ao Brasil, foram os mais favorecidos com o desenvolvimento da indústria brasileira, o que favoreceu ao apaziguamento dos núcleos sindicalistas desejosos de deflagrarem greves pelo País. [Falso, pois os imigrantes lutaram bravamente para a criação dos direitos trabalhistas, havendo, inclusive um forte viés anarquista].

 

( ) Diante de um clima conturbado e de grandes transformações no País, as duas primeiras décadas do século XX foram representadas em por escritores como Euclides da Cunha, Lima Barreto e Graça Aranha. [Correto, pois os livros desses autores retratavam os desafios brasileiros nesse período].

 

( ) Crises políticas e econômicas eclodem no Brasil no período que vai da consolidação da Primeira República até a posse do primeiro presidente civil, Prudente de Morais, com a chamada política do café com leite.  [Falso, pois o governo dele foi de 1894-1898].