Assinale V para Verdadeiro e F para Falso, no que se refere ao contexto em que surge o Simbolismo:

(A) O capitalismo surge como o grande sistema econômico capaz de dinamizar a Revolução Industrial, fazendo com que grandes potências, como Inglaterra, Alemanha, França e Rússia, produzam bens industrializados em grande escala.

(B) Mudanças radicais ocorrem no cenário mundial: Ásia e África tornam-se alvos de uma política econômica massacrante empregada pelas grandes potências, que recebem matéria-prima a baixo custo e retornam a esses países um produto industrializado cotado a taxas elevadas.

(C) A ideia de progresso das nações, propagada pelo pensamento filosófico positivista, passa a ser contestada por um novo pensamento filosófico – que prevê um horizonte pessimista, tendo na figura de Arthur Schopenhauer um arauto dessa abordagem.

(D) Em Portugal, o Simbolismo oficializa-se com a publicação de Oaristos, de Camilo Pessanha. Mas é na autoridade poética de Cruz e Souza, autor de Faróis, que ele encontra sua melhor expressão.

1

Respostas

2013-05-30T11:07:27-03:00

D) Em Portugal, o Simbolismo oficializa-se com a publicação de Oaristos, de Camilo Pessanha. Mas é na autoridade poética de Cruz e Souza, autor de Faróis, que ele encontra sua melhor expressão.