Respostas

2014-04-03T13:37:03-03:00
- Soluções saturadas, que contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas, que contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis), que contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.
1 1 1
2014-04-03T19:13:42-03:00
Soluções Sólidas: As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos.No cotidiano, os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas. Por exemplo, a medalha abaixo foi produzida com a liga de bronze, que é uma mistura de aspecto homogêneo, formada por estanho e cobre.
 Soluções Líquidas: As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos:Sólido – Líquido: Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. Outros exemplos são: água do mar que é formada por vários sais dissolvidos nela, o álcool iodado (tintura de iodo), que contém iodo dissolvido em álcool, e o soro fisiológico (solução aquosa com 0,9% em massa de cloreto de sódio – sal de cozinha).Líquido-Líquido: Tanto o soluto quanto o solvente são líquidos. Alguns exemplos são: água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, e o álcool desinfetante ou álcool combustível, que é uma mistura de álcool e água.Gás-líquido: O soluto é um gás e o solvente é um líquido. Exemplos: Águas de aquários, mares, lagos e rios possuem os gases do ar dissolvidos nela, permitindo que os seres aquáticos sobrevivam. Além disso, os refrigerantes e a água com gás possuem o gás carbônico dissolvido.Soluções Gasosas: Esse tipo de solução é formado pela mistura apenas de gases. O ar é um exemplo, sendo que sua composição aproximada é de 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio e 1% de outros gases.
Soluções Moleculares: São aquelas que possuem solutos moleculares que apenas se dissolvem em água e geram uma solução não eletrolítica, ou seja, que não conduz eletricidade. Um exemplo é a água com açúcar.
Soluções Iônicas: Essas soluções são eletrolíticas, conduzem eletricidade e sua formação pode se dar de duas formas:1 – Quando colocamos solutos iônicos na água e eles sofrem uma dissociação iônica, ou seja, os seus íons são separados e ficam no meio aquoso. Exemplo: sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl – na água);2 – Quando colocamos solutos moleculares que reagem com a água, sofrendo ionização, ou seja, originam íons que ficam no meio aquoso. Exemplo: cloreto de hidrogênio (HCl) na água.

1 5 1