5) Determine o numero de termos da pa (-6,-9,-12...,-66)

7 )determine o oitavo termo da pa (1,4,7...)

8 )dados a1 e a ra zao que determine os cinco primeiros termis da pg
a ) a1=-7 g=2
b ) a1=-80 g=-1/4

9 e 10 calcule a razao da pa

a ) (2,4,6,...) b) (-3,-1,1) Ajudem ae

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-03T14:36:50-03:00
5) 21 termos

7) 8º 22

8) a) A1-7,A2 -14,A3-28,A4-56,A5-112

B A1 80 A2 40 a3 20 a4 10 a5

9 e 10]

a) r =2 b=2

1 5 1
vlw
nao tem conta a questao 5 nem a 7 ?
tem não :X
ok
A melhor resposta!
2014-04-03T15:33:22-03:00
 - A formula do termo geral de uma PA é an = a1 +(n -1 ).r, onde a1 é o primeiro termo, n o numero de termos, r a razão e an o ultimo termo, logo:

5)
PA (-6, -9, -12, ..., -66) // r = a2 - a1 => r = -9 - (-6) => r = -9 + 6 => r = -3
se a1 = -6 e an = -66 e sendo r = -3, aplicando na fórmula do termo geral, obtemos:
-66 = -6 + (n-1)(-3) => -66+6 = (n-1)(-3) => (-60)/(-3) = n-1 => n-1 = 20 => n = 21.
Esta PA possui 21 termos.

7)
 PA (1, 4, 7, ...) // a1=1 // r = 4-1 => r = 3 // a8=? então n = 8, logo:
a8 = 1 + (8-1)3 => a8 = 1+21 => a8 = 22

- A formula do termo geral de uma PG é an = a1 .q^(n - 1 ), onde a1 é o primeiro termo, n o numero de termos, q o quociente/razão e an o ultimo termo, logo:
8)
a) a1 = -7 // a2 = -7.2¹ = -14 // a3 = -7.2² = -28 //a4 = -7.2³ = -56 // a5=-7.2⁴ = -224
(-7, -14, -24, -56, -224)
b) a1 = -80 // a2 = -80.(-1/4)¹ = 20 // a3 = -80.(-1/4)² = 5/4 //a4 = -80.(-1/4)³ = 5/16  // a5=-80.(-1/4)⁴ = 5/64
(-80, 20, 5/4, 5/16, 5/64)

9 e 10)
a) PA  (2,4,6,...) => r = a2 - a1 => r = 4-2 => r = 2
b) PA (-3,-1,1) => r = a2-a1 => r = -1 -(-3) => r = -1 + 3 => r = 2
1 5 1