Respostas

A melhor resposta!
2013-02-13T21:04:45-02:00

Para a produção de um texto de boaqualidade é necessário seguir algumas regras essenciais sem esquecer de que ele precisa ter começo meio e fim para que haja o entendimento. A organização das ideias de maneira correta e pontuação adequada são fundamentais para um texto de qualidade. Há três tipos de texto que existe dissertativa, narrativa e descritiva, cada uma das características da redação é destinada para determinado assunto como a dissertativa que expõe um assunto mais atual e informal, narrativa que como o próprio nome diz é narrado por um narrador em primeira ou terceira pessoa e descritiva que é um texto que se atenta aos detalhes seja do que for. Se você pretende escrever uma redação antes de tudo escolha um dos tipos de texto que existe em que se encaixe melhor ao seu perfil de escrita. Para saber mais sobre esses três tipos de texto que existe fique atento às nossas dicas.

Dissertativa

Um texto dissertativa que existe é diferente dos demais tipos de textos, pois caracteriza-se por informar fatos de maneira clara segundo a norma culta da língua portuguesa. O texto deve ser objetivo, impessoal e não deve apresentar insuficiência de dados, incertezas e o escritor não poderá defender uma ideia e nem dar opiniões. Como é um texto que pretende mostrar a realidade, o tempo verbal mais utilizado é o presente atemporal, isto é, quando as ações são válidas a qualquer tempo, este é um dos tipos de textos que existe.

Narrativa

A Narrativa que existe caracteriza-se pela representação de fatos com personagens fictícios ou reais que ocorrem numa linha de tempo. Fatos reais são mais normais em livros científicos, jornais, livros de histórias entre outros, se a suahistória for com fatos fictícios você vai ter toda a liberdade para criar. Os verbos nesse tipo de redação são em primeira pessoa quando o narrador for um narrador-personagem, caso contrário serão em terceira pessoa.

Descritiva

As características de um texto descritivo que existe estão focados nos detalhes, o texto descrito tem como objetivo mostrar ao leitor as minúcias da história ou do objeto que está se descrevendo. Os substantivos e adjetivos são predominantes nesse tipo de texto que existe, a descrição é uma forma de foto textual no qual o leitor submerge a leitura. A descrição tem que ser organizada podendo – ou não – ter comparações, utiliza-se também metáforas ou outras figuras de linguagens, o uso do verbo no presente ou no pretérito imperfeito traz uma relação de perspectiva.

Para que haja um bom texto, seja ele um dos tipos como dissertativa, narrativa ou descritiva que existe, é preciso perceber se usou todos os elementos primordiais no texto. Além disso, todos os conectores devem estar bem organizados junto com a pontuação adequada para haver coesão e coerência.

1 5 1
  • Usuário do Brainly
2013-02-13T21:13:43-02:00

Você pode estar tentando se lembrar das redações dissertivas argumentativas ou expositívas, essas são as principais modalidade de redação exigidos nos principais vestibulares e é a modalidade exigida no ENEM. Na dissertação argumentativa você tera que se mostra contra ou a favor de um assunto e demonstrar porque você está certa ou porque você acredita que aquilo é certo, não se deve colocar palavras como "eu" "eu acho" faça a redação na 3 pessoa do singular. Na expositiva você só precisa demonstrar os seus conhecimentos sobre o assunto em questão. Espero ter ajudado!

1 5 1