Respostas

A melhor resposta!
2014-04-03T14:56:13-03:00
Consegue dígrafo GU
égua não pq o U não é mudo,ele é pronunciado
querida dígrafo QU
naquele díg. QU
quando AN dígrafo vocálico,QU não é dígrafo
água não é dígrafo pois o U é pronunciado
guepardo dígrafo GU
guaraná não é dig. pq o U é pronunciado


1 5 1
Por favor,GEISELUCID você poderia me dar uma explicação clara porque nem todas as palavras são dígrafos
??
Só vamos ter dígrafos nos casos das palavras que tenham GU e QU quando pronunciamos a palavra e o U não tem som,por exemplo,na palavra querida,não falamos o U.Já na palavra guaraná,o U é claramente pronunciado,então,constituí um dígrafo.Na palavra consegue tbm não pronunciamos a letra U,por isso é um dígrafo.E temos tbm os dígrafos vocálicos,como no caso da palavra quando,o AN na pronuncia tem apenas um som ,Ã,por isso é dígrafo.Dígrafos vocálicos:AM,AN,EM,EN,IN,IM,ON,OM,UN,UM
E os dígrafos consonantais,que são duas consoantes com apenas um som,exemplo:
caRRo,páSSaro,caRRoça,creSCer,piSCina,aSSim,...
2014-04-03T16:37:12-03:00
Marque um X somente nas palavras que apresentam dígrafos  depois explique o porquê das que sobraram             ( x  ) consegue            (   )  égua            ( x  )  querida             (  x )  naquele            (   )  quando            (   )  água            (  x )  guepardo            (   )  guaraná

Dígrafo é quando forma apenas um som.